17 outubro 2006

Vila acolhe marcha contra a pobreza

Luís Almeida
Jornal de Notícias
[17.10.2006]

Caminha foi a vila escolhida pelo Núcleo Distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza ( (European Anti-Powerty Nertwork), para assinalar hoje o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, decretado pela Organização das Nações Unidas em 1992.

O 17 de Outubro vai celebrar-se a partir das duas da tarde com uma concentração no Jardim Municipal de Caminha, seguindo-se um desfile até ao Largo do Terreiro, onde intervirão alguns oradores, representantes de entidades oficiais apoiantes da acção, tais como o Governo Civil, Ministério da Segurança Social e Município caminhense.

Segundo revelou Hélder Viana, do núcleo distrital desta Organização Não Governamental (ONG), prevêem-se cerca de 300 participantes no desfile, provenientes de instituições comprometidas com a causa, sendo o caso de utentes de lares de idosos e escolas e de todos os que se quiserem solidarizar.

Prevendo-se que o mau tempo possa impedir os actos públicos nos locais programados, os organizadores terão como alternativa o auditório da Misericórdia de Caminha, mantendo-se o "simbolismo" da data e as manifestações expressas através de tarjas contendo frases e mensagens.

Menor poder de compra

Embora os dados da pobreza nos dez concelhos de Viana do Castelo ainda não estejam sistematizados, Hélder Viana sublinhou, todavia, que "só a cidade de Viana do Castelo - onde no ano passado se celebrou a efeméride pela primeira vez no distrito - regista o índice mais baixo de poder de compra do país", segundo dados de 2004 e que apontavam para -84%.

Esta ONG não tem capacidade para erradicar a pobreza extrema no distrito, pois apenas possui um técnico, mas antes opta por se tornar num grupo de pressão que influencie a luta e pretende efectuar um estudo socioeconómico do distrito vianense, dar formação e influenciar quem tem a obrigação directa de intervir.

Sem comentários: