17 outubro 2006

Notícias Rádio Geice

Ivone Marques


Geice revela: Distrito de Viana de novo na "cauda" do PIDDAC para 2007


Já se vem tornando um hábito o facto de Viana do Castelo aparecer nos últimos lugares do Plano de Investimentos e Desenvolvimento da Administração Central.

O que é inédito é, em dois anos consecutivos, ser o último da lista, tal como se pode constatar através do PIDDAC para 2007 já tornado público pelo Governo.

Viana do Castelo volta a figurar no fundo da lista, com pouco mais de 44 milhões de euros previstos, isto apesar de haver um aumento em relação aos investimentos orçamentados para 2006, na ordem dos 35 milhões de euros.

Curioso é o facto do concelho de Melgaço nem sequer prever qualquer tipo de dotação.

O concelho de Valença é o que recebe menos, ou seja, três mil euros certos, seguido de Cerveira com 58 mil euros e Monção com 84 mil euros.

Entre os concelhos que recebem mais figuram Viana do Castelo com 12 milhões e 833 mil euros, Arcos de Valdevez com 671 mil euros, Caminha com 425 mil euros e Ponte de Lima com 308 mil euros. As primeiras reacções a este Piddac regionalizado já se fizeram ouvir.

José Eduardo Martins diz que “já não é surpresa” o facto do distrito de Viana do Castelo ser esquecido pelo Governo.

A culpa, diz o deputado do PSD, é de um conjunto de autarcas socialistas da região que “são muito pouco capazes de levantar a voz” para reclamar junto do Governo os necessários investimentos para a região. Abel Batista, do CDS-PP também já lamentou o facto do distrito ter ficado na cauda da lista dos investimentos. Diz que os altominhotos têm de começar a mobilizar-se para reclamarem aquilo a que têm direito, e afirma que este PIDDAC é uma "bofetada" da solidariedade nacional nas gentes da região.



Escola Pedro Barbosa apareceu hoje fechada...a cadeado



Em dia de greve dos professores registou-se um facto insólito em Viana do Castelo.

Na Escola EB 2/3 Pedro Barbosa os portões foram fechados a cadeado. Fonte do estabelecimento de ensino confirmou à Geice que, pouco passava das sete da manhã quando os primeiros funcionários a chegar à escola se depararam com os portões fechados a cadeado.

A mesma fonte admite que este facto esteja relacionado com a greve de hoje, mas garante não fazer ideia de quem teria fechado a escola e quais as motivações para o fazer.

A única certeza é a de que os cadeados terão sido colocados durante a madrugada. A isto acrescentou que o estabelecimento de ensino adoptou as medidas habituais nestes casos, ou seja, os cadeados foram retirados permitindo a livre entrada de professores e alunos.

O certo é que esta é uma escola na qual a maioria dos professores não tem tido grande adesão ás greves convocadas nos últimos tempos. E talvez seja esta a explicação para que alguém tenha hoje fechado a escola a cadeado.

No entanto parece ter-se enganado no dia já que na Escola Dr. Pedro Barbosa só duas turmas é que tiveram aulas na manhã de hoje.

Sem comentários: