26 outubro 2006

Operários do estaleiro exigem um novo CA

Miguel Rodrigues
Jornal de Notícias
25.10.2006


Trabalhadores dos Estaleiros Navais dizem que a crise não advem só da concorrência asiática.

A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) quer, "com carácter de urgência, a substituição total do Conselho de Administração".

A decisão foi tomada ontem, num plenário com cerca de meio milhar de trabalhadores, que aprovou uma moção que será entregue à Empordef, entidade que tutela os estaleiros, e ao Governo, revelou a porta-voz da comissão, Manuel Cadilha.

"Os problemas do ENVC, além da desleal concorrência dos estaleiros asiáticos, tem também raízes na má gestão", acusa.

No documento aprovado, considera-se que "os ENVC são manifestamente desgovernados e, com os actuais resultados de exploração, correm riscos de subsistência".

Os trabalhadores alertam ainda para o facto de que "o Conselho de Administração já viu por quatro vezes alterada a sua constituição, contando com dois administradores reformados sem funções, que se limitam a receber o ordenado no final do mês".

Mais grave ainda "é o facto do Conselho de Administração ter um membro que, abusivamente e arbitrariamente, vem auferindo dois subsídios do Fundo de Pensões, persistindo em não cessar tão grosseira ilegalidade".

Por isso, os trabalhadores querem que o Governo, "nomeie uma equipa de gestores competentes, de reduzida dimensão, à altura dos desafios da empresa e que substitua o actual Conselho de Administração".

O JN tentou, sem sucesso, ouvir a administração dos ENVC.

Sem comentários: