31 outubro 2006

Localização do novo aterro sanitário conhecida em 3 meses

Ivone Marques
Rádio Geice
30-Oct-2006




A localização do futuro aterro sanitário do Vale do Minho será conhecida dentro de três meses, após os estudos económico-financeiro e geológico que vão ser feitos às cinco propostas actualmente em cima da mesa, foi hoje anunciado.

O presidente da Câmara de Melgaço, Rui Solheiro, disse à Geice que a Valorminho, sociedade gestora daquele aterro, aprovou hoje os cinco locais possíveis para a implantação, a partir de 2008, da estrutura sanitária.

Os locais situam-se nos concelhos de Melgaço, Monção, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Paredes de Coura, ficando apenas de fora o de Valença, que já acolhe o aterro do Vale do Minho desde 1997.

Esses cinco locais vão agora ser submetidos a estudos económico-financeiros, para aferir da proposta mais vantajosa, e geológicos, para avaliar as características do terreno, prevendo-se que dentro de três meses o local esteja definitivamente escolhido.

O futuro equipamento irá substituir o actual aterro sanitário do Vale do Minho, que funciona em São Pedro da Torre, Valença, na sequência de uma decisão tomada nesse sentido, em 1996, pela Câmara Municipal daquele concelho.

Em Janeiro de 2004, o Supremo Tribunal de Justiça declarou a nulidade dessa decisão, por não ter sido precedida de um inquérito público para que as populações mais directamente afectadas se pudessem pronunciar.

No entanto, a estrutura continua a funcionar no mesmo local, conforme decisão tomada em Maio desde mesmo ano, por unanimidade, pela Câmara de Valença, por considerar que se trata de "um caso de causa legítima de incumprimento da sentença".

Sem comentários: