29 outubro 2006

Câmara lança cartão municipal do idoso

Jornal de Notícias
29.10.2006


A Câmara de Monção vai lançar em 2007 o Cartão Municipal do Idoso para garantir descontos em serviços municipais, medicamentos e consultas médicas.

Segundo Sílvia Alves, coordenadora do Serviço de Acção Social da Câmara de Monção, o cartão destinar-se-á aos idosos do concelho cujos rendimentos são iguais ou inferiores a 50% do salário mínimo nacional.

"O objectivo é garantir a melhoria da qualidade de vida daqueles idosos que têm parcos recursos", sublinhou. O cartão conferirá, desde logo, descontos nos serviços municipais, nomeadamente, nas piscinas e nas termas, mas também poderá conferir isenção de taxas de obras, de água e de saneamento.

Paralelamente, estão a ser estabelecidos contactos "porta a porta" com estabelecimentos privados, desde farmácias, ópticas e dentistas até supermercados, para que o cartão seja "o mais abrangente possível".

"Há idosos que têm dificuldade em comprar medicamentos ou ir ao supermercado, pelo que, qualquer desconto que lhes pudermos garantir será, certamente, uma grande ajuda", frisou Sílvia Alves.

Segundo Augusto Domingues, vereador da Acção Social, a Autarquia, além de garantir transporte para todos os idosos, colocará também à disposição dos seniores cerca de 500 quilos de castanhas e vinho.

"Esta é mais uma acção que se integra naquilo a que nós chamamos a 'política do carinho', que visa combater o isolamento e a solidão dos mais velhos", referiu.

Sem comentários: