15 outubro 2006

Obras de recuperaçãono centro de Lapela

Carla Alexandra Vieira
Jornal de Notícias
[15.10.2006]


O núcleo urbano de Lapela, em Monção, vai ser recuperado.

O plano de pormenor, elaborado pelo Gabinete Técnico Local, encontra-se em fase de consulta pública. O objectivo é requalificar aquele espaço onde está situada a torre de menagem, monumento nacional desde 1910, cujas instalações estão muito deterioradas.

O processo de requalificação obedece a cinco unidades de intervenção que apresentam, além do enquadramento das infra-estruturas básicas, iluminação pública e mobiliário urbano, determinadas especificidades para cada uma das intervenções.

Para José Emílio Moreira, presidente da Câmara, a recuperação do núcleo envolve várias particularidades, desde logo, "o contributo decisivo para a promoção turística do concelho".

A proposta para a unidade de intervenção 1 engloba, nos espaços de circulação automóvel, o uso do pavimento de calçada à portuguesa com guia central em lajedo de granito. Para os espaços pedonais, propõem-se o granito da região e a utilização de lajedo no Largo Joaquim de Oliveira. Além da recuperação do muro e do espigueiro e da revitalização do antigo caminho da Guarda Fiscal, compreende ainda a reconstrução do escadório do adro da igreja, um abrigo e um pedestal para um elemento escultórico.

Na unidade de intervenção 2, que contempla a torre de menagem e área envolvente onde estava o antigo castelo, está prevista a limpeza do maciço rochoso da encosta sobre o rio Minho e um passadiço pedonal entre a zona de lazer ribeirinha e o terreiro da torre de Lapela.

Sem comentários: