19 outubro 2006

Portagens na A28: Autarcas em silêncio

Paulo Julião
Rádio Geice
[18-Oct-2006]


João Cepa e Defensor Moura

Durante o dia de hoje, os autarcas minhotos afectados pela introdução de portagens não se mostraram disponíveis para comentar a posição do Governo.

Contactado pela Geice, o presidente da Câmara de Esposende (PSD) remeteu uma oposição para “mais tarde” e, possivelmente sob a forma de conferência de imprensa.

Já o autarca socialista de Viana do Castelo esteve todo o dia incontactável, ausente do Pais. No entanto, Defensor Moura afirmou, em Outubro de 2004, que passaria a cobrar uma portagem aos pesados que utilizarem o troço da EN-13, que passa pelo centro da cidade, em resposta ao anúncio do Governo PSD/CDS-PP de acabar com as vias Scut.

Defensor Moura dizia-se “indignado” com a decisão já que se trata de um distrito “em desenvolvimento, que merecia ser apoiado para chegar ao patamar das metrópoles do Porto e Lisboa e não se compreendia que as pessoas que para cá viessem tivessem de ser tributadas, em vez de lhes ser o acesso facilitado”, afirmou.

Assumindo que o troço da EN-13, entre a freguesia periférica de Areosa e o acesso à A28, “está sob jurisdição municipal, e que nela já investimos milhares de euros na construção de viadutos, alargamentos de via e passeios”, a autarquia, “para defender a qualidade de vida dos vianenses vai obrigar os transportes pesados a pagar uma portagem”.

Sem comentários: