12 outubro 2006

Notícias

in Rádio Alto Minho
[12.10.2006]


500 trabalhadores de Viana vão marcar presença esta tarde em Lisboa, na jornada de luta da CGTP.

Hoje é dia de protesto nacional convocado pela CGTP.
Salários e direitos dos trabalhadores estão na origem da jornada de luta com o lema «protesto global pela mudança de políticas».
A manifestação desta tarde em Lisboa pretende juntar 50 mil trabalhadores. De Viana vão marcar presença meio milhar, como diz Branco Viana da União de Sindicatos de Viana, afecta à CGTP.
A lista de protestos contra a política de José Sócrates é encabeçada pela reforma da Segurança Social.

Defensor Moura à RAM: município de Viana vai sair beneficiado com a nova Lei das Finanças Locais.

O presidente da câmara de Viana, Defensor Moura, garantiu à Rádio Alto Minho que a autarquia não excedeu a sua capacidade de endividamento e não sairá prejudicada com a nova Lei das Finanças Locais.
Pelo contrário, o autarca socialista acredita que o município até vai ser ligeiramente beneficiado e defende que a proposta do governo dá o primeiro passo nas mudanças que se impõem nas finanças locais.

GNR de Lanheses em instalações provisórias a partir de hoje, novo tecto até final do ano na antiga escola primária da freguesia.

A câmara de Viana diz que a junta de Lanheses se antecipou ao avançar com verba para o restauro das instalações que a GNR ocupa a partir de hoje na freguesia.
O executivo socialista não deixa de saudar a iniciativa da junta e da população local que abriu os cordões à bolsa para instalar a GNR num novo espaço, face à degradação do antigo posto da freguesia, mas Flora Silva garante que a câmara de Viana já tinha há muito destinado um novo tecto para os 9 agentes.

Vereadores do PSD na câmara de Viana voltam a apelar ao repovoamento do centro histórico.

Os vereadores do PSD na câmara de Viana voltam à carga com a proposta de repovoar o centro histórico da cidade com estudantes do Instituto Politécnico.
Carvalho Martins lembra o crescimento que o IPVC tem vindo a conhecer e que se traduz no aumento do número de vagas preenchidas.
Por isso o vereador laranja defende a criação de condições para que os estudantes que vêm de fora possam residir no coração da cidade.
A ideia foi lançada na campanha eleitoral das últimas autárquicas, foi novamente apresentada ao executivo socialista.
Carvalho Martins diz que a câmara pode e deve fazer alguma coisa para combater a desertificação do centro histórico.

PSD de Viana lança debate sobre PDM com Paulo Morais e Pulido Valente.

O ex-vereador da câmara do Porto Paulo Morais, o arquitecto Pulido Valente e os engenheiros Diogo Alpendurada e Manuel Marinho vão marcar presença este sábado à tarde no debate que o PSD de Viana vai promover sobre o Plano Director Municipal do concelho.
O documento está em discussão pública ainda até final do mês, mas o líder da concelhia laranja já retirou algumas conclusões.
A mais grave diz António José Amaral, é a de que a revisão do PDM não contempla o desenvolvimento sustentado da capital de distrito.
António José Amaral garante que no final da discussão pública, o PSD vai apresentar as suas propostas.

Assembleia Municipal de Viana aprovou alterações à Lei das Finanças Locais.

A Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, por maioria, uma moção de apoio à proposta de alteração da Lei das Finanças Locais, classificando-a como um primeiro passo para o aprofundamento da autonomia do Poder Local.
A moção, apresentada pelo PS e pelo grupo de presidentes de junta independentes, foi aprovada com 45 votos a favor, 16 contra e seis abstenções.
O documento sublinha a pertinência da alteração da lei vigente, nomeadam ente por causa da desactualização dos critérios de atribuição de competências e das respectivas transferências financeiras da administração central para as autarquias.

Assembleia Municipal de Cerveira unanime no repúdio à Lei das Finanças Locais.

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade uma moção de repúdio à proposta de lei das finanças locais.
Na moção, apresentada em conjunto pelas bancadas do PS e do PSD, os dois partidos manifestam o mais vivo repúdio pelo que classificam como uma investida contra o poder local democrático.
Os autarcas expressam o seu apoio inequívoco e solidário à Associação Nacional de Municípios Portugueses na luta que está a desenvolver para evitar que as populações sejam prejudicadas nos seus justos anseios.

Sem comentários: