18 outubro 2006

Rui Solheiro:"Não esperava grandes notícias do PIDDAC"

Paulo Julião
Rádio Geice

[18.10.2006]

O líder da federação distrital do PS de Viana do Castelo afirma que os valores inscritos no PIDDAC da região para 2007 não são “grandes notícias”, apesar de, admite, já esperar este cenário, tendo conta a situação das contas públicas. “Sabendo da conjuntura nacional que atravessámos, não esperava grandes notícias”, afirmou à Geice Rui Solheiro, abordando o documento em que o distrito de Viana figura, de novo, no último lugar nacional, com cerca de 44 milhões de euros de investimento público.

“É sempre importante o PIDDAC ter mais verbas para as regiões, mas nesta conjuntura não é com surpresa que vejo estes números”, afirmou Solheiro, sublinhando que a prioridade deve, agora, passar pela tentativa de canalizar meios financeiros de grandes institutos públicos e, sobretudo, através do Quadro de Referência Estratégica Nacional para investimento na região. No plano do distrito de Viana do Castelo, o concelho de Melgaço, também presidido por Rui Solheiro, é o único que não conta com qualquer verba prevista directamente para investimentos na localidade.

Situação desvalorizada pelo autarca socialista, tendo em conta que, de forma indirecta, há comparticipações em investimentos aprovados para o concelho, como é o caso do Centro Coordenador de Transportes, lançado a concurso público por cerca de 1 milhão de euros. “Está inscrito num bolo global da secretária de Estado dos Transportes e para nós o que interessa é o financiamento e não a rubrica de onde as verbas são retiradas”, explicou.

Sem comentários: