19 outubro 2006

Carências de Viana no apoio a jovens em vias de resolução

Ana Peixoto Fernandes
Jornal Público
[19.10.2006]


Equipamentos sociais do distrito deverão vir a ser reforçados

O director do Centro Distrital de Segurança Social revelou ontem que poderão estar em vias de ser resolvidas as carências ao nível de equipamentos de apoio e acolhimento a jovens e crianças em risco no distrito de Viana do Castelo.

A informação foi avançada por António Correia no âmbito de um encontro de representantes das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) com a secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz.

"É preciso algum reforço dos equipamentos sociais neste âmbito", referiu António Correia, acrescentando: "Soube recentemente que o Instituto de Reinserção Social tem equipamentos que vão passar para a esfera jurídica da Segurança Social e, por essa via, mas também por via do programa de alargamento da rede de equipamentos sociais, vai-se tentar resolver esse problema".

Segundo este responsável, Viana e Ponte de Lima constituem, actualmente, os dois concelhos do distrito que apresentam maior número de casos de jovens e crianças em situação de risco sinalizados, pelo que, brevemente, haverá aí um reforço do quadro técnico das respectivas CPCJ.
No primeiro município estarão, de acordo com Correia, identificadas 450 situações, enquanto que, no restante território, estas serão "algumas centenas".
Quanto ao funcionamento das diversas comissões de acompanhamento de crianças e jovens em risco a nível distrital referiu que tudo decorre "dentro da normalidade".
Na reunião, a secretária de Estado da Reabilitação avaliou que o trabalho desenvolvido no terreno pelas CPCJ desde a sua última passagem por Viana do Castelo, há seis meses, resultou na manifestação de "alguns sinais de estabilidade".

Sem comentários: