30 novembro 2006

Buscas do MP não visavam estaleiros

Paulo Julião
Rádio Geice
30-Nov-2006



A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) garantiu hoje, à Comissão de Trabalhadores, que as buscas promovidas pelo Ministério Público (MP) às contas da empresa não estão relacionadas, directamente, com os estaleiros mas pretendiam apenas recolher elementos de fornecedores sobre quem recaem acusações de branqueamento de capitais e evasão fiscal. Exactamente como a Geice avançou ontem.

Nesta reunião participaram os dois administradores dos ENVC, Fernando Geraldes e Adriano Teles Menezes, que informaram a CT de que a empresa “nada tem a ver” com o caso e que, tal como a Geice revelou ontem, a operação do MP destinava-se, apenas, “a cruzar dados” de empresas que fornecem equipamento aos ENVC e que, ao que tudo indica, colocará de fora o envolvimento da Marinha.

“O que nos disseram é que a investigação decorre desde 2004 e envolve entidades exteriores à nossa empresa, envolvidas em branqueamento de capitais e fraude fiscal”, afirmou à Geice Manuel Cadilha, porta-voz da CT, demonstrando a satisfação com as explicações.

“A Comissão de Trabalhadores, como se sabe, mantém diferenças de opinião com a administração, mas queremos sempre o que é melhor para a empresa. È importante saber-se que os ENVC nada têm a ver, directamente, com este assunto”, disse ainda.

Nesta operação desenvolvida quarta-feira no maior estaleiro de construção naval português, o sistema informático que gere a contabilidade da empresa, nomeadamente os dados referentes a 2000, foi revisto por cerca de uma dezena de elementos do MP.

Sem comentários: