24 novembro 2006

CDS e CDU dizem-se contra as portagens

Miguel Rodrigues
Jornal de Notícias
24.11.2006



"O CDS-PP de Viana do Castelo é frontalmente contra a introdução de portagem na SCUT Litoral Norte ou A28, pois os três critérios em que o Governo sustenta a introdução de portagens a partir de 2007, no caso presente, não são reais, já que integram ou excluem concelhos para o cálculo dos índices de desenvolvimento económico e para o cálculo do tempo que demora a percorrer os percursos alternativos", diz a Concelhia em comunicado.

"A EN 13 não só não cumpre o critério de 1,3 horas do tempo de percurso pela A28, mas também não é alternativa ao percurso entre Viana do Castelo e o Porto, quer do ponto de vista da segurança dos automobilistas e das populações residentes nas localidades atravessadas quer do ponto de vista ambiental e de acessibilidades", acusam.

A proposta, na análise do CDS-PP, "é forjada pelo Governo, entre amigos, que não quer assumir a implementação de um princípio que sempre rejeitou, refugiando-se na engenharia de fórmulas para obter resultados enganosos".

Com esta medida, a ser implementada, o Governo "elabora uma fraude perante os eleitores, asfixia ainda mais a região pelo mesmo esquecida e esmaga as empresas com o aumento de custos operacionais", acusa ainda o CDS-PP vianense.

Perguntam ainda os democratas-cristãos "por que não integrou o estudo Barcelos, cuja SCUT serve, e deixou de fora o do Porto, destino da SCUT, para aferir os índices económicos, como o fez com Caminha e Ponte de Lima para o critério das vias alternativas? É óbvio que não pretendia ver estragado o resultado que convinha, daí a distracção.

Ou para o Governo o mapa do concelho de Barcelos já foi riscado? ".

Também em comunicado, o PCP de Viana do Castelo manifestou "a sua total oposição à introdução de portagens na A28" e apela aos seus militantes e à população "a manifestar-se, de forma a impedir o Governo a concretizar os seus intentos que vêm afectar, em muito, a actividade económica e social da região".

Sem comentários: