21 dezembro 2006

Porto de Mar de Viana do Castelo deverá ser gerido pelo de Leixões

Jornal Público
Ana Peixoto Fernandes
21.12.2006


Defensor Moura afirma ter sido auscultado por várias entidades sobre a medida e defende que as duas estruturas "não devem competir"

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, anunciou ontem que é intenção do Governo transferir a gestão do porto de mar vianense para as mãos da administração do Porto de Leixões.

Moura manifestou a sua satisfação face a esta medida junto do executivo municipal, que ontem se reuniu no seu plenário quinzenal. Segundo o autarca, que ocupa também um cargo de cúpula a nível portuário na região, a referida transferência de gestão, à qual tem dado a sua anuência, tem sido alvo de uma auscultação por parte de diversas entidades.

"Tive a oportunidade de ser auscultado pela secretária de Estado dos Transportes, sendo eu presidente do Conselho Portuário Regional, e de opinar sobre este assunto em várias instâncias, e a solução preconizada pelo Governo é a que eu defendo, que o Porto de Mar de Viana do Castelo não deve competir com o de Leixões, mas sim articular-se com esse porto", declarou Defensor Moura, considerando que a medida trará benefícios acrescidos para as estruturas portuárias de Viana.

Na opinião do autarca, trata-se de uma boa estratégia "para que aquele porto (Leixões), que é maior e não necessita do apoio [de Viana], se sinta na obrigação de rentabilizar o de Viana".

O autarca entende, de resto, que "o funcionamento conjunto vai ser útil para o Porto de Mar de Viana do Castelo", tendo em conta que o novo formato de gestão permitirá à estrutura portuária vianense "libertar-se da gestão dos portos de mar de Âncora, Castelo de Neiva, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde", e passar a "concentrar-se" unicamente na sua própria rentabilização.

Dois portos de dimensão diferente

O Porto de Leixões, situado a 2,5 milhas a norte da foz do rio Douro, perto da cidade do Porto, trata-se, actualmente, da maior infra-estrutura portuária da Região Norte e uma das mais importantes do país.

Com cinco quilómetros de cais, 55 hectares de terraplenos e 120 hectares de área molhada, este porto dispõe, de acordo com o site oficial da Autoridade Portuária do Porto de Leixões na Internet, "de boas acessibilidades marítimas, rodoviárias e ferroviárias, bem como de modernos equipamentos e avançados sistemas informáticos de gestão de navios".

O mesmo site revela que Leixões representa "25 por cento do comércio externo português" e movimenta "cerca de 14 milhões de toneladas de mercadorias por ano", acolhendo anualmente cerca de três mil navios e todo o tipo de cargas.

Por seu turno, o Porto de Viana do Castelo localiza-se no Noroeste de Portugal, na costa atlântica, junto ao estuário do Lima, e dispõe de uma capacidade para receber mais de 900 mil toneladas de carga ao ano, envolvendo navios com calado até oito metros e comprimento até 180 metros. Está aberto à navegação 24 horas por dia, 365 dias por ano, sendo servido pela rede nacional de estradas e encontrando-se em fase final o projecto da sua ligação à rede de auto-estradas e rede nacional ferroviária - Linha do Minho.

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