27 novembro 2006

Orçamento de 17,5 milhões em Valença e P.P.I.- Plano Plurianual de Investimento

Rádio Barca
27-11-2006


O Executivo Municipal de Valença aprovou, hoje, 27 de Novembro, propor à Assembleia Municipal o Plano Plurianual de Investimento para 2007 no valor de 17.642.660 euros.

Um Plano que será a linha estratégica de investimento municipal para o próximo ano.

Para o Presidente, Dr. José Luís Serra, este é um orçamento realista que pretende dar resposta aos mais prementes investimentos da acção municipal.

Este P.P.I. continua a apostar no rigor e no equilibrio financeiro das contas públicas municipais.

O plano para 2007 apresenta um aumento de 1 milhão de euros relativamente ao anterior, precisamente em investimento de capital, um sinal que marca um esforço claro de modernização.

De entre os vários investimentos programados para 2007 destaca-se a continuação da Requalificação do Centro Histórico que absorve uma verba significativa na ordem dos 2.500.000 euros.

A criação de um parque de estacionamente no fosso da muralha no local do “Campo de Ténis” apresenta-se, também, como uma obra importante para apoio à Fortaleza.

No centro urbano merece referência a requalificação da avenida de Espanha com uma verba cabimentada de 1.110.000. euros, no âmbito da requalificação das avenidas centrais.Na àrea das infra-estruturas destaca-se a execução dos novos acessos ao Parque Empresarial bem como a variante urbana de Valença.

Na àrea dos equipamentos o destaque vai para construção do Parque de Exposições e Congressos que aparece contemplado com uma verba de 275.000 euros. O edificio vai nascer entre o campo da feira e o viaduto da auto-estrada e pretende dar resposta à necessidade de um espaço próprio para a organização de congressos, feiras temáticas e desportos “in-door”.

Nesta área surge, ainda, a requalificação completa do edificio dos Paços do Concelho.

Na área do saneamento básico inscreve-se a conclusão das empreitadas, em curso, em Ganfei e o avanço já dos projectos para Verdoejo, Friestas e Cerdal.

No campo social a principal preocupação é com os idosos. Premente é o avanço da rede de Centros de Dia com um na vila e mais dois no resto do concelho.

A criação do “Cartão do Idoso” e de um serviço de apoio móvel merecerão, em 2007, a atenção da autarquia.

No turismo a aposta é no avanço do projecto de revitalização da Quinta de Sanfins com a criação de um polo de atracção turistica virado para a interpretação da natureza e das culturas tradicionais. O projecto será candidatado ao próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Na área da educação a prioridade vai para a implementação da Carta Educativa que prevê um conjunto de investimentos de que se destaca a criação de dois polidesportivos cobertos, um a norte e outro a sul do concelho, num investimento de 400.000 euros e a construção do novo edificio para o pré-escolar de Valença e de um espaço desportivo neste centro escolar, com verbas na ordem dos 250.000 euros.

Para o Presidente, Dr. José Luís Serra com este orçamento a Câmara de Valença enfrenta, com tranquilidade, os desafios que a nova Lei das Finanças Locais vai impor às autarquias. Isto só é possível graças a um rigor e responsabilidade na gestão municipal nos últimos anos e que colocam o concelho de Valença numa situação privilegiada no contexto da dificuldade nacional para as autarquias.

Sem comentários: