28 novembro 2006

Rejeitadas propostas de "Os Verdes"

Jornal de Notícias
LHO
28.11.2006



A reflorestação do monte de Santa Luzia (em Viana do Castelo), a modernização da Linha do Minho (entre Nine e Valença) e a valorização do Cine-Teatro João Verde (em Monção) constituem alguns dos investimentos que "Os Verdes" gostariam de ver inscritos no PIDDAC do distrito de Viana do Castelo para o próximo ano mas que, segundo aquela formação política, "foram rejeitados pelo PS, PSD e CDS/PP".

Em comunicado divulgado ontem, "Os Verdes" assinalam que aquelas forças políticas "rejeitaram todas as propostas de alteração" apresentadas durante a discussão e votação do Orçamento de Estado na especialidade, na Comissão de Finanças da Assembleia da República.

"Sacos azuis"

Segundo apontam os ambientalistas, "nenhuma das propostas comportava aumento de despesa pública, na medida em que não aditavam verbas, antes as desagregavam de montantes globais não especificados", do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administralção Central.

Os ecologistas vão ainda mais longe e afiançam que essas rubricas, não especificadas, "podem mesmo ser consideradas verdadeiros sacos azuis, pela falta de transparência que traduzem mas, mesmo assim, as propostas de "Os Verdes" foram chumbadas".

Entre as propostas defendidas pelos ecologistas com vista à qualificação dos parâmetros de defesa do ambiente e criação de infra-estruturas básicas - medidas estas que se distribuem por rubricas como ambiente, obras públicas, cultura e solidariedade -, figuram, ainda, a valorização da fortaleza de Valença e a ampliação da Biblioteca Municipal de Caminha.

Sem comentários: