Miguel Rodrigues
Jornal de Notícias
25.11.2006
Carro do Pai Velho e carro da Primavera são inspirados nos rituais celtas da chegada da Primavera
O primeiro congresso transfronteiriço, que decorre e Ponte da Barca, pretende lançar bases para a criação de "uma linha comum e efectuar o levantamento material e imaterial desta região transfronteiriça, entrecruzando os conhecimentos científicos", disse, ontem, na sessão de abertura do evento, Andreia Martins, da Universidade Católica.
O congresso é sustentando em três pilares, segundo Andreia Martins "O ético, pois não era legítimo não nos ocuparmos da matriz que somos, o emocional, pelas sinergias criadas que se reflectirão no futuro, e ainda o racional, pois poderemos partir em busca de respostas científicas que procuramos e cada área de investigação e que visam compreender e explicar com rigor a cultura celta".
E se "é necessário investigar em cenários reais para avaliar os processos psicológicos e as acções humanas", Ponte da Barca é um dos locais perfeitos.
"Ponte da Barca é celta", afirmou, peremptoriamente, Andreia Martins, que apontou exemplos concretos de tal afirmação "Temos o lugar da Mamoa, em Grovelas, ou ainda a freguesia do Lindoso".
Referindo-se a este último, Andreia Martins relembrou que aquela freguesia de montanha tem anualmente o ritual cuja origem é profundamente celta "O carnaval do Lindoso".
O Carro do Pai Velho e o Carro da Primavera fazem parte de um cortejo que anualmente se realiza em Fevereiro para assinalar a chegada da Primavera.
O mesmo mês e motivo que levavam os celtas a realizarem cerimoniais específicos.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, salientou a importância do evento que "conta com a presença de notáveis especialistas que permitirão que saiamos do congresso muito mais enriquecidos nos conhecimentos sobre esta matéria".
"Dizem os especialistas que esta região é rica em vestígios e símbolos celtas e, por isso, pretendemos promover a investigação, o interesse e a discussão sobre a cultura celta junto das populações estudantis e científicas", traçou, ainda, como objectivo, Vassalo Abreu.
25 novembro 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário