28 maio 2007

O socialista Vassalo Abreu e o Social-Democrata Francisco Araújo não aceitam a decisão do Ministério do Ambiente de afastar as autarquias da gestão da

Rádio Geice
28/05/07


Os municípios de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez integram o Parque Nacional Peneda Gerês, e os respectivos autarcas não entendem a medida anunciada por Nunes Correia no âmbito da reestruturação do Instituto de Conservação da Natureza.

A Gestão das áreas protegidas vai ser concentrada em 5 departamentos dirigidos por técnicos escolhidos pelo Governo e não por concurso, ficando os municípios apenas com poderes consultivos.

A nova orgânica aponta para o fim das comissões executivas dos parques naturais, até agora compostas por um presidente e um vogal escolhidos pelo ICN e um segundo vogal indicado pelo município.

Com esta centralização, o autarca de Ponte da Barca não tem dúvidas que não vão ser tidos em conta os interesses das populações das áreas classificadas.

Vassalo Abreu garante já ter manifestado as suas preocupações ao Secretário de Estado do Ambiente e espera ainda um recuo do Governo.

O autarca social-democrata de Arcos de Valdevez é menos optimista e adianta que este é mais um exemplo da arrogância do executivo de José Sócrates que aplica também ao Ambiente uma visão empresarial.

Sem comentários: