07 maio 2007

Desejos de futuro

www.micportugal.org
[06-05-2007]


1. O resultado de Ségolène Royal nas eleições francesas abre caminho a uma nova página da democracia: uma mulher pouco conhecida, apoiada incialmente apenas por cidadãos, consegue moblizar o PS e o eleitorado para uma participação eleitoral histórica. Parabéns aos eleitores franceses, parabéns a Ségolène.

Uma mulher de coragem, com convicções e compaixão, que não se resignou e foi à luta até ao último momento. É por pessoas e atitudes como estas que terão de passar os novos caminhos da democracia na Europa. "Desejos de futuro", o nome do seu sítio na net, são um belo lema para todos nós.

2. O apelo de Francisco Louçã para a criação de um movimento de cidadãos em defesa do Serviço Nacional de Saúde é de saudar. O SNS é uma das grandes conquistas da democracia em Portugal, historicamente lançada pelo Partido Socialista e com resultado palpáveis na melhoria dos indicadores de saúde dos portugueses. E é um retrocesso ver um governo socialista, em nome de uma pressuposta maior eficiência dos recursos, estar a desenvolver medidas que afectam um direito social tão importante.

Manuel Alegre, no dia 25 de Abril, fez um apelo no mesmo sentido, adiantando que não aceitaria a destruição do SNS. Registamos a convergência de posições. A cidadania é um direito e há muitas formas de a exercer. Mas seria interessante que Francisco Louçã se penitenciasse pelas violentas críticas que fez ao movimento de cidadãos que apoiou Manuel Alegre nas presidenciais de 2006.

Os movimentos de cidadãos são uma realidade cada vez mais forte. Têm de ser avaliados pelo seu valor intrínseco e pela causas que defendem, não em função das conveniências conjunturais. Também por aí terão de passar os nossos desejos de futuro.

Sem comentários: