Jornal de Notícias
07.12.2006
É intenção da Câmara de Viana do Castelo dotar o estuário do Lima de quatro centros náuticos, destinados a diferentes modalidades desportivas.
A saber remo (na zona da Argaçosa, na Meadela), vela (junto à doca de Duarte Pacheco), canoagem (em Darque) e surf (no Cabedelo).
As propostas foram apresentadas pelo presidente da Câmara, Defensor Moura, na reunião camarária de ontem, durante a qual o Executivo decidiu lançar o projecto para a criação do primeiro daqueles equipamentos, que poderá vir a acolher dois clubes: o Náutico e o ARCO, cujas instalações vão ser demolidas, ao abrigo do Polis.
"Há quatro anos que a Câmara reúne com as direcções dos clubes (Náutico e ARCO), alertando-as para a necessidade de projectar a nova instalação. E, agora, começa a ser urgente criar as novas instalações, porque as que lá se encontram têm de ser removidas, uma vez que as obras de requalificação daquela área da cidade estão a avançar", indicou o edil, numa alusão aos espaços que são, há décadas, ocupados pelos dois clubes de remo e também pelo de vela, junto à praia de Argaçosa.
Segundo Defensor Moura, a autarquia desenvolverá, assim, o projecto para a construção do centro náutico, equipamento que o município pretende que adopte um modelo com vista à auto-sustentação, através da prestação de serviços e, mesmo, do aluguer de instalações.
"Actualmente, o subsídio municipal representa cerca de metade do orçamento dos clubes, entidades que entendemos que devem seguir uma política de auto-sustentação, oferecendo, nesse sentido, actividades à comunidade".
De acordo com o edil, o clube de vela dispõe de projecto do futuro centro náutico, encontrando-se a candidatura já concluída.
Da parte dos clubes instalados na praia de Argaçosa, persiste, porém, o receio de que as intervenções possam, de alguma forma, colidir com as suas actividades, nas quais participam duas centenas de atletas, na sua maioria jovens. LHO
07 dezembro 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário