12 dezembro 2006

EPRAMI abre Centro Novas Oportunidades

Rádio Barca
12-12-2006



Contribuir para a qualificação da população do Alto Minho é o principal objectivo do Centro Novas Oportunidades da EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior.

Trata-se de um serviço que permite que cada adulto, com idade igual ou superior a 18 anos, possa completar o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade através do reconhecimento, validação e certificação dos conhecimentos e competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida.

A funcionar nas instalações da Escola, em Monção, Melgaço e Paredes de Coura, o Centro Novas Oportunidades da EPRAMI foi criado ao abrigo do Despacho Conjunto nº 20 846 (13 de Outubro de 2006) dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação e é tutelado pela Direcção Geral de Formação Vocacional, entidade pertencente ao Ministério da Educação.

O novo serviço insere-se no sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), uma aposta governamental no sentido de dar uma nova oportunidade de formação a todos os que não puderam frequentar ou abandonaram precocemente os estudos.

No Centro Novas Oportunidades da EPRAMI, os candidatos são acolhidos por uma equipa de profissionais que acompanharão o seu percurso individual e o aconselharão até que o mesmo esteja concluído.

O processo, que pode incluir acções complementares de formação, é gratuito e não implica a presença diária dos candidatos. Estes podem frequentar o centro em horário laboral ou pós-laboral, em função da sua situação pessoal e profissional.

Através deste procedimento, que pode ser iniciado em qualquer altura, os adultos têm a oportunidade de aceder a um certificado de 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade que lhes permite também o prosseguimento de estudos.

Sem comentários: