Jornal Público
Ana Peixoto Fernandes
21.12.2006
Defensor Moura afirma ter sido auscultado por várias entidades sobre a medida e defende que as duas estruturas "não devem competir"
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, anunciou ontem que é intenção do Governo transferir a gestão do porto de mar vianense para as mãos da administração do Porto de Leixões.
Moura manifestou a sua satisfação face a esta medida junto do executivo municipal, que ontem se reuniu no seu plenário quinzenal. Segundo o autarca, que ocupa também um cargo de cúpula a nível portuário na região, a referida transferência de gestão, à qual tem dado a sua anuência, tem sido alvo de uma auscultação por parte de diversas entidades.
"Tive a oportunidade de ser auscultado pela secretária de Estado dos Transportes, sendo eu presidente do Conselho Portuário Regional, e de opinar sobre este assunto em várias instâncias, e a solução preconizada pelo Governo é a que eu defendo, que o Porto de Mar de Viana do Castelo não deve competir com o de Leixões, mas sim articular-se com esse porto", declarou Defensor Moura, considerando que a medida trará benefícios acrescidos para as estruturas portuárias de Viana.
Na opinião do autarca, trata-se de uma boa estratégia "para que aquele porto (Leixões), que é maior e não necessita do apoio [de Viana], se sinta na obrigação de rentabilizar o de Viana".
O autarca entende, de resto, que "o funcionamento conjunto vai ser útil para o Porto de Mar de Viana do Castelo", tendo em conta que o novo formato de gestão permitirá à estrutura portuária vianense "libertar-se da gestão dos portos de mar de Âncora, Castelo de Neiva, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde", e passar a "concentrar-se" unicamente na sua própria rentabilização.
Dois portos de dimensão diferente
O Porto de Leixões, situado a 2,5 milhas a norte da foz do rio Douro, perto da cidade do Porto, trata-se, actualmente, da maior infra-estrutura portuária da Região Norte e uma das mais importantes do país.
Com cinco quilómetros de cais, 55 hectares de terraplenos e 120 hectares de área molhada, este porto dispõe, de acordo com o site oficial da Autoridade Portuária do Porto de Leixões na Internet, "de boas acessibilidades marítimas, rodoviárias e ferroviárias, bem como de modernos equipamentos e avançados sistemas informáticos de gestão de navios".
O mesmo site revela que Leixões representa "25 por cento do comércio externo português" e movimenta "cerca de 14 milhões de toneladas de mercadorias por ano", acolhendo anualmente cerca de três mil navios e todo o tipo de cargas.
Por seu turno, o Porto de Viana do Castelo localiza-se no Noroeste de Portugal, na costa atlântica, junto ao estuário do Lima, e dispõe de uma capacidade para receber mais de 900 mil toneladas de carga ao ano, envolvendo navios com calado até oito metros e comprimento até 180 metros. Está aberto à navegação 24 horas por dia, 365 dias por ano, sendo servido pela rede nacional de estradas e encontrando-se em fase final o projecto da sua ligação à rede de auto-estradas e rede nacional ferroviária - Linha do Minho.
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