02 dezembro 2006

Câmara de Viana estuda solução para reabilitar Café-Teatro encerrado há quatro meses

Ana Peixoto Fernandes
Jornal Público
02.12.2006


Unidade poderá ser recuperada para funcionar como bar de apoio ao Teatro Sá de Miranda.

O Café-Teatro, situado paredes-meias com a sala de espectáculos do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, encontra-se encerrado há cerca de quatro meses, não estando neste momento ainda aprazada a sua reabertura definitiva.

Após quatro anos de funcionamento e várias concessões infrutíferas, o espaço acabou por fechar portas ao público depois do encerramento para férias em Agosto.

Segundo fonte próxima do processo, a Câmara de Viana está neste momento a estudar a solução definitiva para a sua rentabilização, e esta poderá passar pela inversão total da política de exploração seguida até à data.

Até agora, o espaço funcionou como bar/café-concerto autónomo do Teatro Sá de Miranda, embora fosse utilizado pelo público dos espectáculos ali realizados.

Futuramente, o equipamento deverá tornar-se efectivamente no bar oficial da referida sala de espectáculos e deverá ser explorado pela própria autarquia ou por um empresário ou instituição locais.

"Aquele espaço não pode nunca funcionar separado do teatro, o que coloca algumas questões de funcionamento empresarial", justificou ao PÚBLICO fonte ligada ao processo da futura gestão do Café-Teatro, explicando que os sucessivos concessionários se viram a braços com diversas dificuldades de exploração, nomeadamente de criação de uma clientela fixa e/ou de públicos específicos devido à utilização constante do bar e respectivas instalações sanitárias pelos espectadores do teatro.

Uma situação que provoca, segundo a mesma fonte, uma flutuação acentuada no tipo e na quantidade de frequentadores.

"Até agora aquilo estava a ser explorado como um bar que tinha como apêndice uma sala de espectáculos, quando deve ser ao contrário", acrescentou a fonte.

O Café-Teatro foi inaugurado em Setembro de 2002 num edifício construído de raiz, no âmbito da remodelação do Sá de Miranda, que foi pensado como unidade complementar à sala de espectáculos.

A renovação do teatro foi iniciada em 1993 e concluída em 2000, tendo implicado o restauro dos espaços destinados ao público, a consolidação e a modernização das áreas de representação e movimentação de artistas.

Viria a ser completada dois anos depois, com a construção, na zona do antigo cinema ao ar livre, de um imóvel, que incluía um bar de apoio e uma ampla sala de café-concerto interligado com a zona do público e instalações sanitárias.

A obra foi orçada em 800 mil euros num total de 3,9 milhões de euros gastos no restauro e modernização do Teatro Sá de Miranda.

A reactivação definitiva do Café-Concerto estará ainda em estudo, embora, ao que o PÚBLICO apurou, deva acontecer brevemente.

O espaço fechado há quatro meses deverá, no entanto, reabrir provisoriamente pela mão de um empresário vianense ligado à venda de instrumentos musicais e ao ensino de música, aquando da realização do Simply Blues - 7.º Festival de Blues de Viana do Castelo, que decorre de 6 a 9 de Dezembro.

Sem comentários: