07 dezembro 2006

Comissão Municipal recebida por secretária de Estado

Paulo Julião
Rádio Geice
07-Dec-2006



A comissão municipal criada em Monção para avaliar a reestruturação da rede de urgências vai ser recebida na próxima quinta-feira pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Carmen Pignatelli, anunciou à Geice o presidente da autarquia.

Com este encontro, assume José Emílio Moreira, a autarquia pretende receber “explicações” sobre os fundamentos da exclusão do concelho de Monção da nova rede de urgências, em detrimento de Valença. “Vamos apresentar de viva voz os nossos argumentos”, garante José Emílio Moreira.

O encontro com Carmen Pignatelli vai decorrer em Lisboa, às 14h30, com a presença do autarca de Monção, dos representantes da Assembleia Municipal local e da comissão municipal criada no concelho.

“Vamos ouvir a posição do Ministério da Saúde com muita serenidade, mas também muita firmeza, e depois veremos o que se seguirá e que garantias nos serão dadas”, explicou o autarca.

José Emílio Moreira garante que “é da mais elementar justiça que o SUB fique no nosso concelho, até por uma questão de localização estratégica, dada a centralidade de Monção". Recorde-se que a proposta do Ministério da Saúde, que esteve em inquérito público até ao final de Novembro, prevê a criação, no distrito de Viana do Castelo, de um Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC) e dois Serviços de Urgência Básica (SUB), um dos quais em Ponte de Lima e o outro em Valença.

A escolha de Valença foi justificada pelo facto de o centro de saúde local dispor de meios de diagnóstico, radiologistas e sistema de análises, mas também pela proximidade da A3 (Valença-Porto), oferecendo, assim, uma resposta mais rápida aos casos urgentes resultantes de acidentes naquela via.

Sem comentários: