01 fevereiro 2007

Relatório técnico "retira" Urgência a Valença e "devolve-a" a Monção

Rádio Geice
Escrito por Paulo Julião
01-Feb-2007



O Serviço de Urgência Básica previsto para Valença deverá, afinal, ficar em Monção, de acordo com a proposta final da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências, apresentada à comunicação social.

Segundo a proposta, o distrito de Viana do Castelo ficará com um Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico no Centro Hospitalar do Alto Minho e com dois Serviços de Urgência Básica, um em Ponte de Lima e outro em Monção.

A única mudança em relação à proposta inicial, que esteve em inquérito público até finais de Novembro, é a transferência para Monção da Urgência Básica que estava prevista para Valença.

O presidente da Câmara de Monção, José Emílio Moreira, espera agora que o ministro da Saúde “cumpra” com esta proposta que, explicou "é de inteira justiça" para o concelho.

“Os nossos argumentos foram apresentados com muita seriedade e objectivo e para bem de Melgaço, Monção e Valença este serviço vai ficar no nosso concelho. Só espero é que o senhor ministro homologue este parecer”, afirmou o autarca, à Geice.

Os principais argumentos apresentados pelos autarcas de Monção, durante a discussão pública, estavam patentes numa moção aprovada em 2006, por unanimidade, na Assembleia Municipal, dando conta dos mais de 21 mil atendimentos anuais realizados no Centro de Saúde local e a centralidade daquele concelho em relação a Melgaço e Valença, os outros dois "utentes naturais" da referida Urgência.

O documento sublinhava ainda que o município de Monção possui tantas freguesias e quase o mesmo número de habitantes que os dois outros concelhos juntos.

Sem comentários: