08 junho 2007

CÂMARA PROMOVE CAMPANHA DE VERÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO DAS FLORESTAS DO CONCELHO

Rádio Barca
08-06-2007




A Câmara de Caminha avança em todas as frentes na prevenção dos incêndios florestais. Em virtude da época de fogos (designado de período crítico) que está para começar, o Município, através do Gabinete Técnico Florestal, vai promover mais uma campanha de sensibilização para a prevenção das florestas do concelho junto da população, sob o lema “Neste Verão não seja negligente!!!”, até ao fim do mês de Setembro.
Acções de sensibilização nos órgãos de comunicação locais, bem como a distribuição de flyers informativos são as principais iniciativas desta campanha de verão de sensibilização para a prevenção.
Alertar para o que não pode ser feito nos espaços florestais como, por exemplo, não fazer fogueiras, fumar ou lançar foguetes, são algumas das indicações que podem ser lidas nos flyers. Mais, estas brochuras de carácter informativo, também pretendem passar a mensagem de que o uso do fogo é estritamente proibido durante o período crítico. Para além das indicações referidas, os flyers, ainda, indicam o número para o qual deve ligar em caso de incêndio, o 112.
Com esta campanha, que estará nas ruas até finais do mês de Setembro, o Executivo camarário pretende sensibilizar os Caminhenses e os turistas para a importância da protecção das florestas, ou seja, chamar à atenção para a responsabilidade que cada um de nós tem em relação à preservação das florestas.
Recorde-se que esta é mais uma das acções levadas a cabo pelo Município no âmbito da prevenção dos fogos florestais. A Câmara realizou durante os meses de Inverno a campanha de sensibilização “Os fogos apagam-se de Inverno”, bem como colocou nas principais entradas do concelho outdoors, com a mensagem “Não deixe que a nossa floresta seja uma miragem. Proteja-a!!!”. Nos meses de Abril e Maio, meses que antecedem o período crítico, também, promoveu a campanha “Incêndios Florestais: Já se esqueceu ou ainda não quer pensar nisso? / Está preparado para o período crítico que se aproxima???”. Outra das medidas encetadas foram as sessões de esclarecimento pelas freguesias do concelho sobre as alterações e implicações do Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de Junho, no que se refere à limpeza dos espaços florestais, à realização de queimadas, fogueiras e à utilização de foguetes. É de referir, ainda, o acordo realizado entre a Câmara de Caminha e o Conselho Directivo dos Baldios de Riba de Âncora para a limpeza de faixas de gestão de combustível ao longo da rede viária municipal 526, que atravessa as freguesias de Dem, Argela, Gondar e Orbacém e a estrada municipal 1014, no lugar da Gelfa, na freguesia de Âncora.

Sem comentários: