14 abril 2007

Viana não tem estruturas para acompanhar 911 crianças em risco

Rádio Alto Minho
14/04/07




O distrito de Viana do Castelo conta actualmente com 911 crianças e jovens em risco sinalizados, sendo «insuficientes» as estruturas de acolhimento de que dispõe para dar resposta às necessidades de institucionalização, informou hoje a Segurança Social.

O director do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Viana do Castelo, António Correia, disse que existem no distrito seis instituições com centros de acolhimento temporário de menores, cuja lotação «está completamente esgotada».

Ao abrigo de acordos com a Segurança Social, naquelas seis instituições estão colocados 210 menores, repartidos pela Casa dos Rapazes (33), Lar de Santa Teresa (55), Santas Casas da Misericórdia de Arcos de Valdevez e Ponte de Lima (45 e 53, respectivamente), Berço da Paróquia de Nossa de Fátima (12) e projecto Benjamim (também 12).

Além disso, o distrito de Viana do Castelo conta também com 129 famílias de acolhimento de menores, que «abrigam» 190 crianças e jovens em risco.

«Na questão da institucionalização, o distrito não consegue dar resposta às necessidades. Os lares de acolhimento estão superlotados e somos muitas vezes obrigados a recorrer a outros distritos», admitiu António Correia.

Em breve, e no âmbito de um projecto de inclusão social promovido pela câmara local, vai abrir em Vila Nova de Cerveira a «Casa dos Cangurus», com capacidade para acolher até cinco crianças e jovens em risco.

O concelho com mais menores sinalizados é Viana do Castelo, com 320, seguindo-se Ponte de Lima (150), Monção (77), Ponte da Barca (72), Vila Nova de Cerveira (56), Paredes de Coura (54), Arcos de Valdevez (53), Caminha (51), Melgaço (48) e Valença (30).

A capacidade do «Berço» da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viana do Castelo, que actualmente é de 12 utentes, será em breve duplicada, com a inauguração de uma casa nova, em fase final de construção.

Só pelo «Berço» já passaram, desde a sua abertura, em 1992, perto de 120 utentes.

Sem comentários: