08 maio 2007

IPPAR dá luz verde para a construção do novo Mercado Municipal

Rádio Geice
Paulo Julião
08-May-2007


O projecto do Mercado Municipal de Viana do Castelo acaba de ser aprovado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), informou fonte da VianaPolis. Esta aprovação acontece após os esclarecimentos do gabinete dos arquitectos Alves Costa e Sérgio Fernandez, num aditamento ao projecto suscitado por um primeiro parecer desfavorável daquele instituto, já em Agosto do ano passado.

Dado se tratar de uma intervenção no Centro Histórico, o parecer favorável do IPPAR ao projecto do futuro Mercado Municipal foi, esclareceu a VianaPolis, “condicionado à necessidade de uma prospecção arqueológica prévia” à sua construção. A garantia de elaboração, pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal, de um plano de trabalhos arqueológicos para a área compreendida entre a Capela das Almas e a Igreja de São Bento, acabou por ser determinante para viabilizar o projecto.

Apesar desta decisão, a construção continua em “suspenso” devido ao processo de demolição do Prédio Coutinho. O projecto do novo mercado e que contará com quase 5.000 m2 de área de venda ao público.

Segundo a autarquia, liderada por Defensor Moura, será um “mercado do século XXI” mas invocando a memória do antigo, que funcionou até ao final da década de 60 onde ainda está implantado o prédio Coutinho. O rés-do-chão contará com 862m2 de área total de venda, distribuída por oito grandes lojas viradas para o exterior e um café com esplanada, para além da “memória do mercado antigo”, datado de 1892, numa das esquinas, junto à Capela das Almas. Ainda no mesmo piso, existirão 17 pequenas lojas de 10 m2, virada para o interior e 325 m2 de venda livre.

Sem comentários: