09 maio 2007

Câmara de Monção irritada com o Ministério da Educação

Rádio Geice
Ivone Marques
09-May-2007



A Câmara Municipal de Monção está profundamente irritada com o Ministério da educação isto depois da DREN ter dado como certa, há dias, a decisão de encerrar a EB 2.3 de Pias e o Agrupamento do Vale do Gadanha e transferir os alunos para a sede do concelho.

O Presidente da Câmara, José Emílio Moreira, escreveu à Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, dando-lhe conta do desagrado que esta decisão acolhe junto da autarquia, pais e professores e afirmando que não vai continuar a ser um parceiro activo do processo educativo caso as decisões continuem a ser tomadas unilateralmente pela tutela.

O autarca recorda que foi dura a tarefa de conseguir elaborar uma Carta Educativa Municipal, que agora cai por terra com estas determinações do Ministério da Educação. De acordo com a Câmara são vários os motivos para que as mudanças agora anunciadas não se realizem.

O Executivo Municipal diz que vai continuar a protestar “contra a atitude autista da DREN, com preocupações exageradamente economicistas, em total desrespeito pela carta educativa municipal, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal e Assembleia Municipal, carta educativa que já deu passos autenticamente revolucionários, em propor a concentração do ensino básico em três pólos, num concelho com a área de 210 Km2”.

Afirma ainda que “não pode aceitar que a atitude de “diálogo” do Ministério da Educação seja apenas comunicar decisões absolutas, unilaterais e prepotentes” e que “não aceita que o Ministério da Educação faça reformas no seu concelho, com régua e esquadro”.

Sem comentários: