Rede de fibra ópticacom 126 quilómetros
Jornal de Notícias
08.03.2007
Os seis municípios que integram a comunidade urbana "Valimar" vão ficar ligados em banda larga através de uma rede de fibra óptica com mais de 126 quilómetros de extensão, num investimento de 10 milhões de euros.
A Valimar, comunidade urbana constituída por Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Caminha e Esposende, garante que aquele projecto, denominado "Valimar Net", foi aprovado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. "O Valimar Net vai permitir desenvolver uma rede regional de fibra óptica com mais de 126 quilómetros de extensão, que interligará os seis municípios, e criar anéis de fibra óptica nos respectivos centros urbanos, de forma a colocar o território na era digital mediante um aumento do tráfego e acesso mais rápido às tecnologias de informação", refere.
O projecto resulta de uma parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e irá colocar a região da Valimar "entre as mais desenvolvidas do país no que toca às Tecnologias de Informação". A Valimar adianta que, uma vez implementado, o projecto aumentará a atractividade das empresas e dos serviços de base tecnológica.
Comissão Política Concelhia do PSD indignada com Executivo de Vassalo Abreu
Rádio Barca
05-03-2007
A Comissão Politica de Secção de Ponte da Barca do Partido Social Democrata, face aos acontecimentos verificados na passada quarta-feira em Arcos de Valdevez, no protesto pelo encerramento do Serviço de Urgências daquela localidade, apresenta neste documento a sua indignação face á postura do actual executivo da Câmara Municipal de Ponte da Barca:
De acordo com o plano de desenvolvimento estratégico, tão aclamado pelo actual Presidente da Câmara, Ponte da Barca deve definir a sua estratégia de desenvolvimento em estreita cooperação com o concelho de Arcos de Valdevez.
Ainda como proferido pelo senhor Presidente da Câmara municipal, o núcleo urbano constituído pelo eixo Ponte da Barca – Arcos de Valdevez, constitui a segunda maior “cidade” do distrito de Viana do Castelo.
Face a tão evidentes conclusões, parece-nos preponderante para o bem-estar de ambas a manutenção de um serviço de saúde condigno que sirva as populações de ambos os concelhos.
Desde há vários anos que têm sido prestados, em Arcos de Valdevez, cuidados médicos de urgência á população Barquense com todos os cuidados que se poderiam exigir á própria urgência de Ponte da Barca, caso existisse. Será de lembrar que esta urgência se viu privada do serviço nocturno no anterior governo do Partido Socialista.
Uma vez que a Câmara Municipal de Ponte da Barca, colocou já de parte um Serviço de Urgência Básica (SUB) neste concelho, é nosso entender que deveria, no mínimo, aliar-se ás reivindicações do concelho vizinho por ser aquele que melhores condições oferece quer ao nível da rapidez com que poderemos a ele ter acesso, quer mesmo ao nível da facilidade com que poderemos aceder a informações prestadas aos familiares, no caso de surgir uma situação de urgência.
Parece-nos indispensável que a Câmara Municipal se junte á população barquense na reivindicação por esta temática que muito preocupa uma população cada vez mais envelhecida, em que a saúde ocupa cada vez mais espaço na melhoria da sua qualidade de vida.
Lamentámos profundamente o facto de ter sido necessário o Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Dr. Francisco Araújo, a defender os interesses do nosso concelho, em todas as suas intervenções, tendo o cuidado de não esquecer o povo Barquense que o apoiou neste protesto.
Tornou-se por demais evidente a ausência da nossa Câmara Municipal de Ponte da Barca na defesa dos interesses legítimos de quem a elegeu, ficando a ideia de que são colocados acima dos interesses de Ponte da Barca, os interesses do governo e do Partido Socialista.
A Comissão Politica do PSD
Valimar avança com a criação de uma Associação Transfronteiriça
Rádio Geice
Ivone Marques
08-Mar-2007
Os municípios que integram a Valimar Comurb estão empenhados em avançar com a criação de mais uma associação transfronteiriça, englobando os municípios galegos de Ourense e Celanova.
Nesta altura já está quase tudo a postos para o lançamento daquela que será a Associação de Cooperação Transfronteiriça do Vale do Lima, até porque o regulamento já está pronto e praticamente aprovado.
De acordo com o presidente da Valimar Comurb este era já um sonho de longa data de todos os municípios envolvidos. No entanto, sublinha Francisco Araújo, a Associação ganha agora particular interesse se for tida em conta aquela que vai ser a realidade do TGV no lado espanhol.
Está quase tudo a postos para lançar a Associação de Cooperação Transfronteiriça do Vale do Lima, englobando os municípios da Valimar, do lado português, e de Ourense e Celanova, do lado Galego. Trata-se de uma associação que assentará a sua linha de acção em projectos comuns aos dois lados da fronteira, tendo como particular ponto de interesse o aproveitamento da futura linha do comboio de alta velocidade, principalmente do lado espanhol.
Biblioteca Virtual do Alto Minho
Rádio Alto Minho
08/03/07
A divulgação dos escritores da região e a sensibilização para a leitura são os principais objectivos da Biblioteca Virtual do Alto Minho, que abre sexta-feira, informou o principal mentor do projecto.
Segundo José Luís Carvalhido da Ponte, a biblioteca estará disponível no site www.bivam.net e nesta fase de arranque disporá de cerca de 200 títulos, assinados por perto de 80 escritores do concelho de Viana do Castelo.
De imediato, vamos avançar para o apetrechamento da biblioteca com livros de autores de todo o Alto Minho, ficando o espólio documental permanentemente em actualização, sublinhou Carvalhido da Ponte.
Explicou que na génese da Biblioteca Virtual do Alto Minho estão 14 professores de Português de várias escolas, que se propõem divulgar a obra dos autores da região e fomentar hábitos de leitura
III Fórum da Agenda 21 Local de Viana
Rádio Alto Minho
07/03/07
O plano de acção da Agenda 21 Local de Viana do Castelo vai ser apresentado esta tarde no forte de Santiago da Barra.
É o terceiro fórum da agenda que vai reunir todos os parceiros envolvidos na elaboração do diagnóstico de sustentabilidade do concelho.
Da discussão saíram os projectos que vão ser hoje apresentados no âmbito da valorização da orla costeira, frente ribeirinha, requalificação urbana, energia, água, resíduos, ruído, espaços florestais.
O vereador do Ambiente da câmara de Viana, José Maria Costa, disse esta manhã à Rádio Alto Minho que as propostas são muitas e todas com o mesmo objectivo: melhorar a qualidade de vida da população do concelho.
José Manuel Carpinteira aceita a instalação do aterro sanitário do Vale do Minho em Cornes
Rádio Alto Minho
06/03/07
Apesar de ainda não haver decisão final, o autarca socialista de Vila Nova de Cerveira reconhece que o seu concelho reúne boas condições no que toca à relação custos–proximidade para receber o equipamento actualmente a funcionar em S. Pedro da Torre em Valença.
José Manuel Carpinteira garante que não recusar, mas primeiro quer ver asseguradas contrapartidas para a freguesia de Cornes que deverá ser a escolhida pela comissão técnica responsável de encontrar nova localização para o equipamento que actualmente está instado em Valença.
A Ponte Eiffel vai ser sujeita a uma intervenção de reforço dos pilares e das fundações
Rádio Alto Minho
05/03/07
As garantidas foram avançadas pela REFER a Honório Novo.
O deputado comunista na Assembleia da República diz que só não lhe foi adiantada a data para arranque dos trabalhos.
Honório Novo passou hoje revista a algumas obras em curso em Viana. Para além da intervenção na ponte Eiffel com conclusão prevista para Outubro, Honório Novo visitou as obras do Polis e chegou à conclusão que o programa de requalificação da capital de distrito não é excepção à regra nacional é insuficiente a execução do programa de requalificação urbana.
A previsão do deputado comunista é que no final fique apenas cumprido 80% do projecto inicial.
Neste momento estima que estejam cumpridos apenas 60% das intervenções planeadas.
Honório Novo visitou ainda as obras do portinho de Vila Praia de Âncora.
O deputado comunista continua a dizer que as obras do molhe de protecção ficaram inacabadas e prometeu levar novamente o assunto à Assembleia da República para que de uma vez o IPTM realize os trabalhos já sugeridos pela comunidade piscatória para que fiquem garantidas condições de segurança às cerca de meia centena de embarcações e uma centena de homens do mar da freguesia do concelho de Caminha.
08 março 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário