Ambientalistas exigem embargo de obra para travar alegada violação do PDM
Rádio Geice
Paulo Julião
22-Mar-2007
Os ambientalistas da Corema classificam como “lamentável” a inoperância de diversas entidades, nomeadamente o Ministério Público (MP) e a Inspecção-Geral da Administração do Território, perante a alegada violação do Plano Director Municipal (PDM) por parte da autarquia de Caminha, denunciada há 15 meses, ao autorizar a construção e aterro numa área protegida e contigua ao Sapal do rio Coura. O local está previsto apenas para equipamentos e lazer mas, dizem os ambientalistas, avançam as obras para implementar dois loteamentos.
“Embora todas estas entidades tivessem sido confrontadas com a possibilidade de tais intervenções configurarem uma violação do PDM de Caminha, não desenvolveram, até ao momento, qualquer iniciativa no sentido de as fazer parar”, afirmou à Geice José Gualdino. O ambientalista explicou que também um parecer emitido pelo comandante da Capitania de Caminha “confirma esta violação grosseira” e que “o simples facto de se situar no Domínio Público Marítimo e constituir leito de cheia do Rio Coura seria mais do que suficiente para inviabilizar qualquer operação urbanística”. Gualdino critica ainda a postura do ministério do Ambiente que “ignorou” os alertas já feitos pela Corema, classificando a actuação da Câmara de Caminha “tanto mais grave” já que “para além de não ter embargado a operação urbanística em curso”, acabou por emitir, em Agosto do ano passado, “uma licença a autorizar a remodelação do solo do terreno em questão”, alegadamente para a construção de dois loteamentos. Perante o que dizem ser o “silêncio e inacção” da autarquia de Caminha, já seguiu para o MP uma queixa a denunciar a situação. José Gualdino acrescentou que o aterro desta obra foi realizado “muito recentemente”, incluindo o depósito nas últimas semanas de “toneladas e toneladas de brita” no local.
Juventude Comunista de Viana entrega hoje abaixo assinado no governo civil
Rádio Alto Minho
22/03/07
A Juventude Comunista de Viana vai esta tarde entregar no governo civil três centenas de assinaturas dos estudantes dos concelhos de Viana e Caminha a exigir o fim dos exames e das aulas de substituição, e a reclamar melhores condições materiais e humanas nas escolas, bem como o arranque da educação sexual.
As 300 assinaturas recolhidas pela JCP nas secundárias de Viana, Barroselas e Caminha vão juntar-se às 10 mil que os jovens comunistas prometem fazer chegar ao governo, como afirmou Daniel Azevedo, o líder da JCP do distrito.
Castelo de Neiva reclama construção de ponte sobre o Neiva
Rádio Geice
Ivone Marques
22-Mar-2007
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, reclama a construção de uma ponte sobre o Neiva, que faça a ligação entre esta localidade e a freguesia de S. Paio de Antas, já no concelho de Esposende. José Pires diz que a ligação destas duas localidades é uma aspiração antiga da população local.
Acrescenta que a nova travessia já tem, inclusivamente o projecto concluído, fruto de um protocolo entre as Câmaras Municipais de Viana do Castelo e Esposende. Só falta mesmo é que as obras avancem.
Corema denuncia atentado na Zona Húmida do Coura, no Dia Mundial da Água
Rádio Alto Minho
22/03/07
No Dia Mundial da Água, que hoje se assinala, a associação ambientalista Corema vem denunciar um atentado contra a Zona Húmida do Rio Coura.
Os ambientalistas de Caminha apontam o dedo à câmara municipal, a quem acusam de violar o PDM, e ao Ministério do Ambiente, que dizem estar conivente com os atropelos feitos numa área classificada e protegida.
Tudo, garante José Gualdino, devido a interesses urbanísticos.
O líder da Corema vem hoje denunciar um caso que garante já ter participado ao Ministério do Ambiente há mais de um ano.
Apesar disso, lembra Gualdino, a câmara de Caminha, prossegue com os atropelos à lei.
JSD de Ponte da Barca debate problemas da educação
Rádio Alto Minho
22/03/07
Em Ponte da Barca, a JSD escolheu a educação para tema da segunda tertúlias que promove no município.
«Estudar? sim, mas onde?!» é o mote da discussão marcada para amanhã.
José Oliveira, líder da juventude social-democrata do concelho barquense garante que é importante esclarecer a população dos problemas que afectam a educação dos mais jovens.
Nova legislação sobre associativismo municipal este mês nas mãos da ANMP
Rádio Alto Minho
22/03/07
O vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Rui Solheiro, disse à Rádio Alto Minho que até ao final do mês espera ter nas mãos a nova legislação sobre associativismo municipal, que vai ditar a reorganização administrativa do território.
O autarca socialista de Melgaço garante que essa foi a última promessa transmitida pelo governo à associação de municípios.
Solheiro espera que o processo de reorganização territorial não sofra mais atrasos, até porque as autarquias portuguesas vão ter que avançar com candidaturas ao próximo quadro comunitário de apoio.
Celebra-se hoje o Dia Mundial da Água
Rádio Alto Minho
22/03/07
Exposições, acções de sensibilização e conferências marcam hoje o Dia Mundial da Água, numa altura em que cerca de mil milhões de pessoas vivem em áreas onde não há água suficiente para as necessidades básicas.
A escassez de água é o tema do Dia Mundial da Água deste ano, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cuja Assembleia-Geral instituiu o dia em Dezembro de 1992.
Segundo dados revelados quarta-feira pela directora- geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, mais de 1,6 milhões de pessoas morrem todos os anos por não terem acesso a água de qualidade ou a higiene.
Entrada em funcionamento dos Bibliocafés da Valimar
Rádio Barca
22/03/07
A Rede de Bibliocafés da Valimar, que integra Cafés Literários nos seis municípios que compõe a Comunidade Urbana, está concluída e as sete estruturas previstas estão a entrar paulatinamente em funcionamento. Os Bibliocafés, que contam com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, visam promover a leitura, criando hábitos nos jovens e desenvolvendo neles o gosto pela leitura de forma a ser considerada uma actividade de lazer.
Assim, em Arcos de Valdevez, o Bibliocafé está instalado na cafetaria DNA, situada no Campo do Trasladário, junto ao rio Vez desde o passado dia 16 de Março. Trata-se de um espaço que foi submetido recentemente a obras de ampliação e remodelação com capacidade de 90 lugares sentados no interior e de 64 lugares sentados na esplanada e inclui um acervo bibliográfico de trezentos livros que estarão disponíveis unicamente para consulta/ leitura no local.
Em Caminha, e com o objectivo de recriar de uma forma contemporânea o espírito do café literário, o bar “A Cabana” vai receber jornais, revistas, banda desenhada, poesia, romance e ficção já a partir da noite de sexta-feira, dia 23. Em Esposende, a Casa da Juventude local está já a acolher o Bibliocafé, enquanto que, em Ponte de Lima, a opção recaiu sobre o espaço Ponto Já, onde também estão acessíveis os meios de acesso às novas tecnologias da informação.
O Bar Café Esplanada de Ponte da Barca vai também receber, muito em breve, a estante do Bibliocafé local, enquanto que Viana do Castelo aguarda que o Café Teatro da cidade reabra e acolha a estrutura. O último Bibliocafé fica instalado na Villa Moraes,em Ponte de Lima (local da sede institucional da Comunidade Urbana).
Os Bibliocafés da Valimar
Este projecto tem por missão facilitar o acesso à leitura nos seus diferentes suportes nos normais locais de encontro e lazer dos jovens entre os 14 e os 20 anos, pelo que está também prevista a utilização dos novos mecanismos e meios de divulgação que serão impulsionados pelas bibliotecas públicas para atrair a sua atenção. Dos principais objectivos do projecto constam a descentralização dos meios de difusão da leitura das bibliotecas públicas e o incentivo à cooperação entre instituições de forma a implementar uma rede de leitura que funcionará como uma extensão da rede de seis bibliotecas públicas municipais da Valimar ComUrb.
Nos Bibliocafés da Valimar ComUrb podem ser encontrados os jornais e publicações periódicas, mas também literatura de diversos estilos, desde prosa, poesia, romances, policiais, investigação, ficção, história e arte. Este projecto conta ainda com parceiras por parte das Bibliotecas Públicas Municipais, das associações comerciais locais e da comunidade educativa do espaço territorial da Valimar ComUrb e do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Desta forma, fomenta-se a leitura e recria-se uma forma contemporânea dos chamados “cafés literários” do passado como foi o caso do entretanto desactivado Café Américo em Viana do Castelo.
Não estão em curso, nem sequer previstos contactos entre Correia de Campos e os autarcas de Arcos e Valença
Rádio Alto Minho
21/03/07
O governador civil de Viana do Castelo garantiu ontem ao final da tarde à Rádio Alto Minho que não estão em curso ou sequer previstos contactos do Ministério da Saúde com os autarcas dos dois concelhos que já saíram à rua em protesto contra a reorganização dos serviços de saúde.
Pita Guerreiro diz que não é com manifestações que os autarcas de Valença e Arcos de Valdevez vão conseguir ganhos e assegura que, neste momento, não há qualquer diligência por parte de Correia de Campos para abordar com os dois municípios a polémica questão da rede de urgências.
Pita guerreiro garante que a acontecerem contactos com os autarcas de Valença e Arcos, será quando o ministro entender.
Ponte de Lima apresenta central de biomassa no Dia Mundial da Floresta
Rádio Alto Minho
21/03/07
A nova central de biomassa de Ponte de Lima, instalada na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de arcos vai ser apresentada hoje às centenas de crianças das escolas do concelho.
A rentabilização do novo equipamento é para o vereador do ambiente Vítor Mendes, uma prioridade do executivo.
No Dia Mundial da Floresta, a câmara de Ponte de Lima vai dar a conhecer aos mais novos a nova central de biomassa.
E como amanhã é Dia Mundial da Água, várias iniciativas vão decorrer durante dois dias na área protegida do concelho, envolvimento centenas de crianças.
Autarca de Viana apresenta hoje plano de reflorestação da serra de Santa Luzia; Defensor Moura diz que só dentro de 4 anos o verde será devolvido ao monte.
Rádio Alto Minho
21/03/07
O presidente da câmara de Viana vai hoje apresentar, ao final da manhã, em Santa Luzia, o projecto de reflorestação do monte, numa iniciativa essencialmente destinada a entidades e empresas que têm apoiado a intervenção.
Cerca de meio milhão de euros foram já investidos no último ano na reabilitação da área florestal de Santa Luzia, desvastada pelos incêndios de 2005.
O autarca defensor moura acredita que o monte só voltará a ser como era dentro de 3 a 4 anos.
Moura espera mais apoio do Estado e dos privados para a plena reabilitação de Santa Luzia, o coração da área florestal do concelho, onde foram apenas reflorestados 6 hectares de um total de 8 mil que arderam há dois anos.
Autarca de Lanhelas à RAM: já estava à espera da decisão do TAFB; IPA e IPPAR aliaram-se à Euroscut.
Rádio Alto Minho
20/03/07
O autarca de Lanhelas já estava à espera que o Tribunal Administrativo de Braga não desse acolhimento à primeira das duas providências cautelares interpostas pela junta de freguesia e pela associação ambientalista Corema contra o alegado incumprimento das medidas de minimização dos impactos da obra de construção da ligação do IC 1 à Nacional 13 em Gondarém, Vila Nova de Cerveira.
Após a audição das testemunhas o tribunal concluiu que os trabalhos de prospecção de vestígios arqueológicos estavam concluídos e sem colocar em causa o património.
Rui Fernandes não ficou surpreendido com a decisão. Afinal, diz o autarca, os dois Institutos do Estado, IPA e IPPAR, colocaram-se do lado da Euroscut Norte, a empresa que está a realizar a empreitada de construção do IC 1.
Mesmo assim, Rui Fernandes diz que esta decisão não vai permitir que os trabalhos de construção da ligação do IC1 sejam retomados.
Falta a decisão quanto à segunda providência que questiona a aprovação do Relatório de Conformidade Ambiental por parte do Instituto do Ambiente sem que tivesse sido realizado um inquérito público nem emitido o licenciamento da obra por parte das Estradas de Portugal.
Os municípios de Viana e Maputo vão organizar festival de música
Rádio Alto Minho
20/03/07
Os municípios de Maputo e de Viana de Castelo vão co-organizar, entre 10 e 17 de Abril, na capital moçambicana, o terceiro festival internacional de Música Clássica e do Jazz, em homenagem ao fotógrafo moçambicano Ricardo Rangel.
O festival, a cargo da Associação para o Desenvolvimento Cultural de Moçambique, Kulunguana, contará com a participação de músicos internacionais provenientes de Portugal, Rússia, Áustria, China, França e Alemanha.
Segundo um comunicado da Kulunguana, este ano, os músicos clássicos e de Jazz prestam homenagem ao grande fotógrafo Ricardo Rangel, fazendo do festival a ponte entre a música de Jazz e a música Clássica, com um programa muito interessante e apelativo.
De Portugal estarão os músicos Rui Fernandes, Tiago Neto, Teresa Rombo e Clarinista Pereira, enquanto Moçambique será representado por Edgar Wilson, Wanda Baloi e Moreira Chonguiça.
O PSD de Viana do Castelo iniciou hoje um périplo pelas 40 freguesias do concelho para tomar o pulso aos problemas e preocupações das populações
Rádio Alto Minho
19/03/07
Santa Maria Maior, Meadela, Darque e Castelo de Neiva foram as primeiras a receber os sociais-democratas que foram alertados para o problema de uma fonte na Abelheira contaminada com alumínio.
O líder da concelhia acusa a Câmara de não divulgar os relatórios das análises que faz à água do fontanário.
António José Amaral quer ver medidas rápidas para por termo ao que classifica de grave problema de saúde pública.
Ainda na freguesia de Santa Maria Maior o líder laranja de Viana visitou o antigo bairro da CP.
Para além da degradação que está à vista de todos António José Amaral lamenta que o bairro se tenha transformado em mais uma zona de estacionamento desordenado a exemplo do que se verifica um pouco por toda a cidade.
Depois de Santa Maria Maior os sociais democratas visitaram a Meadela para mais uma vez alertar para o estado de degradação do complexo desportivo Manuela Machado. Um exemplo de como não se devem gastos os dinheiros públicos diz o líder laranja.
O périplo do PSD incluiu ainda uma visita a Darque onde o partido diz ter constatado a falta de uma verdadeira política ambiental e apontou o exemplo do que classifica de atentado à zona dunar do Cabedelo com a construção de um condomínio fechado no antigo complexo do Luziamar.
A visita acabou em Castelo de Neiva onde os sociais-democratas garantem que os pescadores estão ao abandono porque o Governo ainda nada fez para garantir condições de segurança no portinho da freguesia.
22 março 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário