Ambientalistas exigem embargo de obra para travar alegada violação do PDM
Rádio Geice
Paulo Julião
22-Mar-2007
Os ambientalistas da Corema classificam como “lamentável” a inoperância de diversas entidades, nomeadamente o Ministério Público (MP) e a Inspecção-Geral da Administração do Território, perante a alegada violação do Plano Director Municipal (PDM) por parte da autarquia de Caminha, denunciada há 15 meses, ao autorizar a construção e aterro numa área protegida e contigua ao Sapal do rio Coura. O local está previsto apenas para equipamentos e lazer mas, dizem os ambientalistas, avançam as obras para implementar dois loteamentos.
“Embora todas estas entidades tivessem sido confrontadas com a possibilidade de tais intervenções configurarem uma violação do PDM de Caminha, não desenvolveram, até ao momento, qualquer iniciativa no sentido de as fazer parar”, afirmou à Geice José Gualdino. O ambientalista explicou que também um parecer emitido pelo comandante da Capitania de Caminha “confirma esta violação grosseira” e que “o simples facto de se situar no Domínio Público Marítimo e constituir leito de cheia do Rio Coura seria mais do que suficiente para inviabilizar qualquer operação urbanística”. Gualdino critica ainda a postura do ministério do Ambiente que “ignorou” os alertas já feitos pela Corema, classificando a actuação da Câmara de Caminha “tanto mais grave” já que “para além de não ter embargado a operação urbanística em curso”, acabou por emitir, em Agosto do ano passado, “uma licença a autorizar a remodelação do solo do terreno em questão”, alegadamente para a construção de dois loteamentos. Perante o que dizem ser o “silêncio e inacção” da autarquia de Caminha, já seguiu para o MP uma queixa a denunciar a situação. José Gualdino acrescentou que o aterro desta obra foi realizado “muito recentemente”, incluindo o depósito nas últimas semanas de “toneladas e toneladas de brita” no local.
Juventude Comunista de Viana entrega hoje abaixo assinado no governo civil
Rádio Alto Minho
22/03/07
A Juventude Comunista de Viana vai esta tarde entregar no governo civil três centenas de assinaturas dos estudantes dos concelhos de Viana e Caminha a exigir o fim dos exames e das aulas de substituição, e a reclamar melhores condições materiais e humanas nas escolas, bem como o arranque da educação sexual.
As 300 assinaturas recolhidas pela JCP nas secundárias de Viana, Barroselas e Caminha vão juntar-se às 10 mil que os jovens comunistas prometem fazer chegar ao governo, como afirmou Daniel Azevedo, o líder da JCP do distrito.
Castelo de Neiva reclama construção de ponte sobre o Neiva
Rádio Geice
Ivone Marques
22-Mar-2007
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, reclama a construção de uma ponte sobre o Neiva, que faça a ligação entre esta localidade e a freguesia de S. Paio de Antas, já no concelho de Esposende. José Pires diz que a ligação destas duas localidades é uma aspiração antiga da população local.
Acrescenta que a nova travessia já tem, inclusivamente o projecto concluído, fruto de um protocolo entre as Câmaras Municipais de Viana do Castelo e Esposende. Só falta mesmo é que as obras avancem.
Corema denuncia atentado na Zona Húmida do Coura, no Dia Mundial da Água
Rádio Alto Minho
22/03/07
No Dia Mundial da Água, que hoje se assinala, a associação ambientalista Corema vem denunciar um atentado contra a Zona Húmida do Rio Coura.
Os ambientalistas de Caminha apontam o dedo à câmara municipal, a quem acusam de violar o PDM, e ao Ministério do Ambiente, que dizem estar conivente com os atropelos feitos numa área classificada e protegida.
Tudo, garante José Gualdino, devido a interesses urbanísticos.
O líder da Corema vem hoje denunciar um caso que garante já ter participado ao Ministério do Ambiente há mais de um ano.
Apesar disso, lembra Gualdino, a câmara de Caminha, prossegue com os atropelos à lei.
JSD de Ponte da Barca debate problemas da educação
Rádio Alto Minho
22/03/07
Em Ponte da Barca, a JSD escolheu a educação para tema da segunda tertúlias que promove no município.
«Estudar? sim, mas onde?!» é o mote da discussão marcada para amanhã.
José Oliveira, líder da juventude social-democrata do concelho barquense garante que é importante esclarecer a população dos problemas que afectam a educação dos mais jovens.
Nova legislação sobre associativismo municipal este mês nas mãos da ANMP
Rádio Alto Minho
22/03/07
O vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Rui Solheiro, disse à Rádio Alto Minho que até ao final do mês espera ter nas mãos a nova legislação sobre associativismo municipal, que vai ditar a reorganização administrativa do território.
O autarca socialista de Melgaço garante que essa foi a última promessa transmitida pelo governo à associação de municípios.
Solheiro espera que o processo de reorganização territorial não sofra mais atrasos, até porque as autarquias portuguesas vão ter que avançar com candidaturas ao próximo quadro comunitário de apoio.
Celebra-se hoje o Dia Mundial da Água
Rádio Alto Minho
22/03/07
Exposições, acções de sensibilização e conferências marcam hoje o Dia Mundial da Água, numa altura em que cerca de mil milhões de pessoas vivem em áreas onde não há água suficiente para as necessidades básicas.
A escassez de água é o tema do Dia Mundial da Água deste ano, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cuja Assembleia-Geral instituiu o dia em Dezembro de 1992.
Segundo dados revelados quarta-feira pela directora- geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, mais de 1,6 milhões de pessoas morrem todos os anos por não terem acesso a água de qualidade ou a higiene.
Entrada em funcionamento dos Bibliocafés da Valimar
Rádio Barca
22/03/07
A Rede de Bibliocafés da Valimar, que integra Cafés Literários nos seis municípios que compõe a Comunidade Urbana, está concluída e as sete estruturas previstas estão a entrar paulatinamente em funcionamento. Os Bibliocafés, que contam com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, visam promover a leitura, criando hábitos nos jovens e desenvolvendo neles o gosto pela leitura de forma a ser considerada uma actividade de lazer.
Assim, em Arcos de Valdevez, o Bibliocafé está instalado na cafetaria DNA, situada no Campo do Trasladário, junto ao rio Vez desde o passado dia 16 de Março. Trata-se de um espaço que foi submetido recentemente a obras de ampliação e remodelação com capacidade de 90 lugares sentados no interior e de 64 lugares sentados na esplanada e inclui um acervo bibliográfico de trezentos livros que estarão disponíveis unicamente para consulta/ leitura no local.
Em Caminha, e com o objectivo de recriar de uma forma contemporânea o espírito do café literário, o bar “A Cabana” vai receber jornais, revistas, banda desenhada, poesia, romance e ficção já a partir da noite de sexta-feira, dia 23. Em Esposende, a Casa da Juventude local está já a acolher o Bibliocafé, enquanto que, em Ponte de Lima, a opção recaiu sobre o espaço Ponto Já, onde também estão acessíveis os meios de acesso às novas tecnologias da informação.
O Bar Café Esplanada de Ponte da Barca vai também receber, muito em breve, a estante do Bibliocafé local, enquanto que Viana do Castelo aguarda que o Café Teatro da cidade reabra e acolha a estrutura. O último Bibliocafé fica instalado na Villa Moraes,em Ponte de Lima (local da sede institucional da Comunidade Urbana).
Os Bibliocafés da Valimar
Este projecto tem por missão facilitar o acesso à leitura nos seus diferentes suportes nos normais locais de encontro e lazer dos jovens entre os 14 e os 20 anos, pelo que está também prevista a utilização dos novos mecanismos e meios de divulgação que serão impulsionados pelas bibliotecas públicas para atrair a sua atenção. Dos principais objectivos do projecto constam a descentralização dos meios de difusão da leitura das bibliotecas públicas e o incentivo à cooperação entre instituições de forma a implementar uma rede de leitura que funcionará como uma extensão da rede de seis bibliotecas públicas municipais da Valimar ComUrb.
Nos Bibliocafés da Valimar ComUrb podem ser encontrados os jornais e publicações periódicas, mas também literatura de diversos estilos, desde prosa, poesia, romances, policiais, investigação, ficção, história e arte. Este projecto conta ainda com parceiras por parte das Bibliotecas Públicas Municipais, das associações comerciais locais e da comunidade educativa do espaço territorial da Valimar ComUrb e do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Desta forma, fomenta-se a leitura e recria-se uma forma contemporânea dos chamados “cafés literários” do passado como foi o caso do entretanto desactivado Café Américo em Viana do Castelo.
Não estão em curso, nem sequer previstos contactos entre Correia de Campos e os autarcas de Arcos e Valença
Rádio Alto Minho
21/03/07
O governador civil de Viana do Castelo garantiu ontem ao final da tarde à Rádio Alto Minho que não estão em curso ou sequer previstos contactos do Ministério da Saúde com os autarcas dos dois concelhos que já saíram à rua em protesto contra a reorganização dos serviços de saúde.
Pita Guerreiro diz que não é com manifestações que os autarcas de Valença e Arcos de Valdevez vão conseguir ganhos e assegura que, neste momento, não há qualquer diligência por parte de Correia de Campos para abordar com os dois municípios a polémica questão da rede de urgências.
Pita guerreiro garante que a acontecerem contactos com os autarcas de Valença e Arcos, será quando o ministro entender.
Ponte de Lima apresenta central de biomassa no Dia Mundial da Floresta
Rádio Alto Minho
21/03/07
A nova central de biomassa de Ponte de Lima, instalada na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de arcos vai ser apresentada hoje às centenas de crianças das escolas do concelho.
A rentabilização do novo equipamento é para o vereador do ambiente Vítor Mendes, uma prioridade do executivo.
No Dia Mundial da Floresta, a câmara de Ponte de Lima vai dar a conhecer aos mais novos a nova central de biomassa.
E como amanhã é Dia Mundial da Água, várias iniciativas vão decorrer durante dois dias na área protegida do concelho, envolvimento centenas de crianças.
Autarca de Viana apresenta hoje plano de reflorestação da serra de Santa Luzia; Defensor Moura diz que só dentro de 4 anos o verde será devolvido ao monte.
Rádio Alto Minho
21/03/07
O presidente da câmara de Viana vai hoje apresentar, ao final da manhã, em Santa Luzia, o projecto de reflorestação do monte, numa iniciativa essencialmente destinada a entidades e empresas que têm apoiado a intervenção.
Cerca de meio milhão de euros foram já investidos no último ano na reabilitação da área florestal de Santa Luzia, desvastada pelos incêndios de 2005.
O autarca defensor moura acredita que o monte só voltará a ser como era dentro de 3 a 4 anos.
Moura espera mais apoio do Estado e dos privados para a plena reabilitação de Santa Luzia, o coração da área florestal do concelho, onde foram apenas reflorestados 6 hectares de um total de 8 mil que arderam há dois anos.
Autarca de Lanhelas à RAM: já estava à espera da decisão do TAFB; IPA e IPPAR aliaram-se à Euroscut.
Rádio Alto Minho
20/03/07
O autarca de Lanhelas já estava à espera que o Tribunal Administrativo de Braga não desse acolhimento à primeira das duas providências cautelares interpostas pela junta de freguesia e pela associação ambientalista Corema contra o alegado incumprimento das medidas de minimização dos impactos da obra de construção da ligação do IC 1 à Nacional 13 em Gondarém, Vila Nova de Cerveira.
Após a audição das testemunhas o tribunal concluiu que os trabalhos de prospecção de vestígios arqueológicos estavam concluídos e sem colocar em causa o património.
Rui Fernandes não ficou surpreendido com a decisão. Afinal, diz o autarca, os dois Institutos do Estado, IPA e IPPAR, colocaram-se do lado da Euroscut Norte, a empresa que está a realizar a empreitada de construção do IC 1.
Mesmo assim, Rui Fernandes diz que esta decisão não vai permitir que os trabalhos de construção da ligação do IC1 sejam retomados.
Falta a decisão quanto à segunda providência que questiona a aprovação do Relatório de Conformidade Ambiental por parte do Instituto do Ambiente sem que tivesse sido realizado um inquérito público nem emitido o licenciamento da obra por parte das Estradas de Portugal.
Os municípios de Viana e Maputo vão organizar festival de música
Rádio Alto Minho
20/03/07
Os municípios de Maputo e de Viana de Castelo vão co-organizar, entre 10 e 17 de Abril, na capital moçambicana, o terceiro festival internacional de Música Clássica e do Jazz, em homenagem ao fotógrafo moçambicano Ricardo Rangel.
O festival, a cargo da Associação para o Desenvolvimento Cultural de Moçambique, Kulunguana, contará com a participação de músicos internacionais provenientes de Portugal, Rússia, Áustria, China, França e Alemanha.
Segundo um comunicado da Kulunguana, este ano, os músicos clássicos e de Jazz prestam homenagem ao grande fotógrafo Ricardo Rangel, fazendo do festival a ponte entre a música de Jazz e a música Clássica, com um programa muito interessante e apelativo.
De Portugal estarão os músicos Rui Fernandes, Tiago Neto, Teresa Rombo e Clarinista Pereira, enquanto Moçambique será representado por Edgar Wilson, Wanda Baloi e Moreira Chonguiça.
O PSD de Viana do Castelo iniciou hoje um périplo pelas 40 freguesias do concelho para tomar o pulso aos problemas e preocupações das populações
Rádio Alto Minho
19/03/07
Santa Maria Maior, Meadela, Darque e Castelo de Neiva foram as primeiras a receber os sociais-democratas que foram alertados para o problema de uma fonte na Abelheira contaminada com alumínio.
O líder da concelhia acusa a Câmara de não divulgar os relatórios das análises que faz à água do fontanário.
António José Amaral quer ver medidas rápidas para por termo ao que classifica de grave problema de saúde pública.
Ainda na freguesia de Santa Maria Maior o líder laranja de Viana visitou o antigo bairro da CP.
Para além da degradação que está à vista de todos António José Amaral lamenta que o bairro se tenha transformado em mais uma zona de estacionamento desordenado a exemplo do que se verifica um pouco por toda a cidade.
Depois de Santa Maria Maior os sociais democratas visitaram a Meadela para mais uma vez alertar para o estado de degradação do complexo desportivo Manuela Machado. Um exemplo de como não se devem gastos os dinheiros públicos diz o líder laranja.
O périplo do PSD incluiu ainda uma visita a Darque onde o partido diz ter constatado a falta de uma verdadeira política ambiental e apontou o exemplo do que classifica de atentado à zona dunar do Cabedelo com a construção de um condomínio fechado no antigo complexo do Luziamar.
A visita acabou em Castelo de Neiva onde os sociais-democratas garantem que os pescadores estão ao abandono porque o Governo ainda nada fez para garantir condições de segurança no portinho da freguesia.
22 março 2007
08 março 2007
Rede de fibra ópticacom 126 quilómetros
Jornal de Notícias
08.03.2007
Os seis municípios que integram a comunidade urbana "Valimar" vão ficar ligados em banda larga através de uma rede de fibra óptica com mais de 126 quilómetros de extensão, num investimento de 10 milhões de euros.
A Valimar, comunidade urbana constituída por Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Caminha e Esposende, garante que aquele projecto, denominado "Valimar Net", foi aprovado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. "O Valimar Net vai permitir desenvolver uma rede regional de fibra óptica com mais de 126 quilómetros de extensão, que interligará os seis municípios, e criar anéis de fibra óptica nos respectivos centros urbanos, de forma a colocar o território na era digital mediante um aumento do tráfego e acesso mais rápido às tecnologias de informação", refere.
O projecto resulta de uma parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e irá colocar a região da Valimar "entre as mais desenvolvidas do país no que toca às Tecnologias de Informação". A Valimar adianta que, uma vez implementado, o projecto aumentará a atractividade das empresas e dos serviços de base tecnológica.
Comissão Política Concelhia do PSD indignada com Executivo de Vassalo Abreu
Rádio Barca
05-03-2007
A Comissão Politica de Secção de Ponte da Barca do Partido Social Democrata, face aos acontecimentos verificados na passada quarta-feira em Arcos de Valdevez, no protesto pelo encerramento do Serviço de Urgências daquela localidade, apresenta neste documento a sua indignação face á postura do actual executivo da Câmara Municipal de Ponte da Barca:
De acordo com o plano de desenvolvimento estratégico, tão aclamado pelo actual Presidente da Câmara, Ponte da Barca deve definir a sua estratégia de desenvolvimento em estreita cooperação com o concelho de Arcos de Valdevez.
Ainda como proferido pelo senhor Presidente da Câmara municipal, o núcleo urbano constituído pelo eixo Ponte da Barca – Arcos de Valdevez, constitui a segunda maior “cidade” do distrito de Viana do Castelo.
Face a tão evidentes conclusões, parece-nos preponderante para o bem-estar de ambas a manutenção de um serviço de saúde condigno que sirva as populações de ambos os concelhos.
Desde há vários anos que têm sido prestados, em Arcos de Valdevez, cuidados médicos de urgência á população Barquense com todos os cuidados que se poderiam exigir á própria urgência de Ponte da Barca, caso existisse. Será de lembrar que esta urgência se viu privada do serviço nocturno no anterior governo do Partido Socialista.
Uma vez que a Câmara Municipal de Ponte da Barca, colocou já de parte um Serviço de Urgência Básica (SUB) neste concelho, é nosso entender que deveria, no mínimo, aliar-se ás reivindicações do concelho vizinho por ser aquele que melhores condições oferece quer ao nível da rapidez com que poderemos a ele ter acesso, quer mesmo ao nível da facilidade com que poderemos aceder a informações prestadas aos familiares, no caso de surgir uma situação de urgência.
Parece-nos indispensável que a Câmara Municipal se junte á população barquense na reivindicação por esta temática que muito preocupa uma população cada vez mais envelhecida, em que a saúde ocupa cada vez mais espaço na melhoria da sua qualidade de vida.
Lamentámos profundamente o facto de ter sido necessário o Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Dr. Francisco Araújo, a defender os interesses do nosso concelho, em todas as suas intervenções, tendo o cuidado de não esquecer o povo Barquense que o apoiou neste protesto.
Tornou-se por demais evidente a ausência da nossa Câmara Municipal de Ponte da Barca na defesa dos interesses legítimos de quem a elegeu, ficando a ideia de que são colocados acima dos interesses de Ponte da Barca, os interesses do governo e do Partido Socialista.
A Comissão Politica do PSD
Valimar avança com a criação de uma Associação Transfronteiriça
Rádio Geice
Ivone Marques
08-Mar-2007
Os municípios que integram a Valimar Comurb estão empenhados em avançar com a criação de mais uma associação transfronteiriça, englobando os municípios galegos de Ourense e Celanova.
Nesta altura já está quase tudo a postos para o lançamento daquela que será a Associação de Cooperação Transfronteiriça do Vale do Lima, até porque o regulamento já está pronto e praticamente aprovado.
De acordo com o presidente da Valimar Comurb este era já um sonho de longa data de todos os municípios envolvidos. No entanto, sublinha Francisco Araújo, a Associação ganha agora particular interesse se for tida em conta aquela que vai ser a realidade do TGV no lado espanhol.
Está quase tudo a postos para lançar a Associação de Cooperação Transfronteiriça do Vale do Lima, englobando os municípios da Valimar, do lado português, e de Ourense e Celanova, do lado Galego. Trata-se de uma associação que assentará a sua linha de acção em projectos comuns aos dois lados da fronteira, tendo como particular ponto de interesse o aproveitamento da futura linha do comboio de alta velocidade, principalmente do lado espanhol.
Biblioteca Virtual do Alto Minho
Rádio Alto Minho
08/03/07
A divulgação dos escritores da região e a sensibilização para a leitura são os principais objectivos da Biblioteca Virtual do Alto Minho, que abre sexta-feira, informou o principal mentor do projecto.
Segundo José Luís Carvalhido da Ponte, a biblioteca estará disponível no site www.bivam.net e nesta fase de arranque disporá de cerca de 200 títulos, assinados por perto de 80 escritores do concelho de Viana do Castelo.
De imediato, vamos avançar para o apetrechamento da biblioteca com livros de autores de todo o Alto Minho, ficando o espólio documental permanentemente em actualização, sublinhou Carvalhido da Ponte.
Explicou que na génese da Biblioteca Virtual do Alto Minho estão 14 professores de Português de várias escolas, que se propõem divulgar a obra dos autores da região e fomentar hábitos de leitura
III Fórum da Agenda 21 Local de Viana
Rádio Alto Minho
07/03/07
O plano de acção da Agenda 21 Local de Viana do Castelo vai ser apresentado esta tarde no forte de Santiago da Barra.
É o terceiro fórum da agenda que vai reunir todos os parceiros envolvidos na elaboração do diagnóstico de sustentabilidade do concelho.
Da discussão saíram os projectos que vão ser hoje apresentados no âmbito da valorização da orla costeira, frente ribeirinha, requalificação urbana, energia, água, resíduos, ruído, espaços florestais.
O vereador do Ambiente da câmara de Viana, José Maria Costa, disse esta manhã à Rádio Alto Minho que as propostas são muitas e todas com o mesmo objectivo: melhorar a qualidade de vida da população do concelho.
José Manuel Carpinteira aceita a instalação do aterro sanitário do Vale do Minho em Cornes
Rádio Alto Minho
06/03/07
Apesar de ainda não haver decisão final, o autarca socialista de Vila Nova de Cerveira reconhece que o seu concelho reúne boas condições no que toca à relação custos–proximidade para receber o equipamento actualmente a funcionar em S. Pedro da Torre em Valença.
José Manuel Carpinteira garante que não recusar, mas primeiro quer ver asseguradas contrapartidas para a freguesia de Cornes que deverá ser a escolhida pela comissão técnica responsável de encontrar nova localização para o equipamento que actualmente está instado em Valença.
A Ponte Eiffel vai ser sujeita a uma intervenção de reforço dos pilares e das fundações
Rádio Alto Minho
05/03/07
As garantidas foram avançadas pela REFER a Honório Novo.
O deputado comunista na Assembleia da República diz que só não lhe foi adiantada a data para arranque dos trabalhos.
Honório Novo passou hoje revista a algumas obras em curso em Viana. Para além da intervenção na ponte Eiffel com conclusão prevista para Outubro, Honório Novo visitou as obras do Polis e chegou à conclusão que o programa de requalificação da capital de distrito não é excepção à regra nacional é insuficiente a execução do programa de requalificação urbana.
A previsão do deputado comunista é que no final fique apenas cumprido 80% do projecto inicial.
Neste momento estima que estejam cumpridos apenas 60% das intervenções planeadas.
Honório Novo visitou ainda as obras do portinho de Vila Praia de Âncora.
O deputado comunista continua a dizer que as obras do molhe de protecção ficaram inacabadas e prometeu levar novamente o assunto à Assembleia da República para que de uma vez o IPTM realize os trabalhos já sugeridos pela comunidade piscatória para que fiquem garantidas condições de segurança às cerca de meia centena de embarcações e uma centena de homens do mar da freguesia do concelho de Caminha.
Jornal de Notícias
08.03.2007
Os seis municípios que integram a comunidade urbana "Valimar" vão ficar ligados em banda larga através de uma rede de fibra óptica com mais de 126 quilómetros de extensão, num investimento de 10 milhões de euros.
A Valimar, comunidade urbana constituída por Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Caminha e Esposende, garante que aquele projecto, denominado "Valimar Net", foi aprovado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. "O Valimar Net vai permitir desenvolver uma rede regional de fibra óptica com mais de 126 quilómetros de extensão, que interligará os seis municípios, e criar anéis de fibra óptica nos respectivos centros urbanos, de forma a colocar o território na era digital mediante um aumento do tráfego e acesso mais rápido às tecnologias de informação", refere.
O projecto resulta de uma parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e irá colocar a região da Valimar "entre as mais desenvolvidas do país no que toca às Tecnologias de Informação". A Valimar adianta que, uma vez implementado, o projecto aumentará a atractividade das empresas e dos serviços de base tecnológica.
Comissão Política Concelhia do PSD indignada com Executivo de Vassalo Abreu
Rádio Barca
05-03-2007
A Comissão Politica de Secção de Ponte da Barca do Partido Social Democrata, face aos acontecimentos verificados na passada quarta-feira em Arcos de Valdevez, no protesto pelo encerramento do Serviço de Urgências daquela localidade, apresenta neste documento a sua indignação face á postura do actual executivo da Câmara Municipal de Ponte da Barca:
De acordo com o plano de desenvolvimento estratégico, tão aclamado pelo actual Presidente da Câmara, Ponte da Barca deve definir a sua estratégia de desenvolvimento em estreita cooperação com o concelho de Arcos de Valdevez.
Ainda como proferido pelo senhor Presidente da Câmara municipal, o núcleo urbano constituído pelo eixo Ponte da Barca – Arcos de Valdevez, constitui a segunda maior “cidade” do distrito de Viana do Castelo.
Face a tão evidentes conclusões, parece-nos preponderante para o bem-estar de ambas a manutenção de um serviço de saúde condigno que sirva as populações de ambos os concelhos.
Desde há vários anos que têm sido prestados, em Arcos de Valdevez, cuidados médicos de urgência á população Barquense com todos os cuidados que se poderiam exigir á própria urgência de Ponte da Barca, caso existisse. Será de lembrar que esta urgência se viu privada do serviço nocturno no anterior governo do Partido Socialista.
Uma vez que a Câmara Municipal de Ponte da Barca, colocou já de parte um Serviço de Urgência Básica (SUB) neste concelho, é nosso entender que deveria, no mínimo, aliar-se ás reivindicações do concelho vizinho por ser aquele que melhores condições oferece quer ao nível da rapidez com que poderemos a ele ter acesso, quer mesmo ao nível da facilidade com que poderemos aceder a informações prestadas aos familiares, no caso de surgir uma situação de urgência.
Parece-nos indispensável que a Câmara Municipal se junte á população barquense na reivindicação por esta temática que muito preocupa uma população cada vez mais envelhecida, em que a saúde ocupa cada vez mais espaço na melhoria da sua qualidade de vida.
Lamentámos profundamente o facto de ter sido necessário o Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Dr. Francisco Araújo, a defender os interesses do nosso concelho, em todas as suas intervenções, tendo o cuidado de não esquecer o povo Barquense que o apoiou neste protesto.
Tornou-se por demais evidente a ausência da nossa Câmara Municipal de Ponte da Barca na defesa dos interesses legítimos de quem a elegeu, ficando a ideia de que são colocados acima dos interesses de Ponte da Barca, os interesses do governo e do Partido Socialista.
A Comissão Politica do PSD
Valimar avança com a criação de uma Associação Transfronteiriça
Rádio Geice
Ivone Marques
08-Mar-2007
Os municípios que integram a Valimar Comurb estão empenhados em avançar com a criação de mais uma associação transfronteiriça, englobando os municípios galegos de Ourense e Celanova.
Nesta altura já está quase tudo a postos para o lançamento daquela que será a Associação de Cooperação Transfronteiriça do Vale do Lima, até porque o regulamento já está pronto e praticamente aprovado.
De acordo com o presidente da Valimar Comurb este era já um sonho de longa data de todos os municípios envolvidos. No entanto, sublinha Francisco Araújo, a Associação ganha agora particular interesse se for tida em conta aquela que vai ser a realidade do TGV no lado espanhol.
Está quase tudo a postos para lançar a Associação de Cooperação Transfronteiriça do Vale do Lima, englobando os municípios da Valimar, do lado português, e de Ourense e Celanova, do lado Galego. Trata-se de uma associação que assentará a sua linha de acção em projectos comuns aos dois lados da fronteira, tendo como particular ponto de interesse o aproveitamento da futura linha do comboio de alta velocidade, principalmente do lado espanhol.
Biblioteca Virtual do Alto Minho
Rádio Alto Minho
08/03/07
A divulgação dos escritores da região e a sensibilização para a leitura são os principais objectivos da Biblioteca Virtual do Alto Minho, que abre sexta-feira, informou o principal mentor do projecto.
Segundo José Luís Carvalhido da Ponte, a biblioteca estará disponível no site www.bivam.net e nesta fase de arranque disporá de cerca de 200 títulos, assinados por perto de 80 escritores do concelho de Viana do Castelo.
De imediato, vamos avançar para o apetrechamento da biblioteca com livros de autores de todo o Alto Minho, ficando o espólio documental permanentemente em actualização, sublinhou Carvalhido da Ponte.
Explicou que na génese da Biblioteca Virtual do Alto Minho estão 14 professores de Português de várias escolas, que se propõem divulgar a obra dos autores da região e fomentar hábitos de leitura
III Fórum da Agenda 21 Local de Viana
Rádio Alto Minho
07/03/07
O plano de acção da Agenda 21 Local de Viana do Castelo vai ser apresentado esta tarde no forte de Santiago da Barra.
É o terceiro fórum da agenda que vai reunir todos os parceiros envolvidos na elaboração do diagnóstico de sustentabilidade do concelho.
Da discussão saíram os projectos que vão ser hoje apresentados no âmbito da valorização da orla costeira, frente ribeirinha, requalificação urbana, energia, água, resíduos, ruído, espaços florestais.
O vereador do Ambiente da câmara de Viana, José Maria Costa, disse esta manhã à Rádio Alto Minho que as propostas são muitas e todas com o mesmo objectivo: melhorar a qualidade de vida da população do concelho.
José Manuel Carpinteira aceita a instalação do aterro sanitário do Vale do Minho em Cornes
Rádio Alto Minho
06/03/07
Apesar de ainda não haver decisão final, o autarca socialista de Vila Nova de Cerveira reconhece que o seu concelho reúne boas condições no que toca à relação custos–proximidade para receber o equipamento actualmente a funcionar em S. Pedro da Torre em Valença.
José Manuel Carpinteira garante que não recusar, mas primeiro quer ver asseguradas contrapartidas para a freguesia de Cornes que deverá ser a escolhida pela comissão técnica responsável de encontrar nova localização para o equipamento que actualmente está instado em Valença.
A Ponte Eiffel vai ser sujeita a uma intervenção de reforço dos pilares e das fundações
Rádio Alto Minho
05/03/07
As garantidas foram avançadas pela REFER a Honório Novo.
O deputado comunista na Assembleia da República diz que só não lhe foi adiantada a data para arranque dos trabalhos.
Honório Novo passou hoje revista a algumas obras em curso em Viana. Para além da intervenção na ponte Eiffel com conclusão prevista para Outubro, Honório Novo visitou as obras do Polis e chegou à conclusão que o programa de requalificação da capital de distrito não é excepção à regra nacional é insuficiente a execução do programa de requalificação urbana.
A previsão do deputado comunista é que no final fique apenas cumprido 80% do projecto inicial.
Neste momento estima que estejam cumpridos apenas 60% das intervenções planeadas.
Honório Novo visitou ainda as obras do portinho de Vila Praia de Âncora.
O deputado comunista continua a dizer que as obras do molhe de protecção ficaram inacabadas e prometeu levar novamente o assunto à Assembleia da República para que de uma vez o IPTM realize os trabalhos já sugeridos pela comunidade piscatória para que fiquem garantidas condições de segurança às cerca de meia centena de embarcações e uma centena de homens do mar da freguesia do concelho de Caminha.
04 março 2007
Comunicado do Conselho Geral
[03-03-2007
1. O Conselho Geral do MIC- Movimento de Intervenção e Cidadania, reunido em Lisboa, no dia 3 de Março, regozijou-se com o resultado do referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. Como movimento de cidadania e participação. O MIC acompanhará o desenvolvimento do processo legislativo, no sentido de ver garantido na lei o respeito pela vontade expressa pelo eleitorado.
2. O MIC considera que a História não é possível de ser votada. Querer transformá-la em espectáculo, por meras razões de audiência e de forma manipuladora, é falhar a missão de serviço púbico que compete à RTP1. O MIC considera anti-pedagógica a utilização e deturpação da História e da cultura nacional. A cidadania é sempre uma luta da memória contra o esquecimento. Não há donos da História, mas o seu conhecimento, aprofundamento e debate são um dever e um direito de cidadania. O MIC não aceita a reescrita da memória recente com objectivos mediáticos nem a simplificação redutora de factos históricos cujo peso ainda hoje se repercute na nossa memória colectiva.
3. O MIC entende que é prioritário um debate alargado sobre as chamadas funções nucleares do Estado, pelas enormes repercussões dessa matéria no nosso futuro colectivo.
4. O MIC acompanha com preocupação a crise instalada na Câmara Municipal de Lisboa e alerta para a responsabilidade dos partidos políticos na tentativa de encontrar rapidamente uma solução que dignifique a cidade e o país.
5. O Conselho Geral do MIC aprovou o Plano de Actividades e Orçamento para 2007 e o Regulamento dos Núcleos.
1. O Conselho Geral do MIC- Movimento de Intervenção e Cidadania, reunido em Lisboa, no dia 3 de Março, regozijou-se com o resultado do referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. Como movimento de cidadania e participação. O MIC acompanhará o desenvolvimento do processo legislativo, no sentido de ver garantido na lei o respeito pela vontade expressa pelo eleitorado.
2. O MIC considera que a História não é possível de ser votada. Querer transformá-la em espectáculo, por meras razões de audiência e de forma manipuladora, é falhar a missão de serviço púbico que compete à RTP1. O MIC considera anti-pedagógica a utilização e deturpação da História e da cultura nacional. A cidadania é sempre uma luta da memória contra o esquecimento. Não há donos da História, mas o seu conhecimento, aprofundamento e debate são um dever e um direito de cidadania. O MIC não aceita a reescrita da memória recente com objectivos mediáticos nem a simplificação redutora de factos históricos cujo peso ainda hoje se repercute na nossa memória colectiva.
3. O MIC entende que é prioritário um debate alargado sobre as chamadas funções nucleares do Estado, pelas enormes repercussões dessa matéria no nosso futuro colectivo.
4. O MIC acompanha com preocupação a crise instalada na Câmara Municipal de Lisboa e alerta para a responsabilidade dos partidos políticos na tentativa de encontrar rapidamente uma solução que dignifique a cidade e o país.
5. O Conselho Geral do MIC aprovou o Plano de Actividades e Orçamento para 2007 e o Regulamento dos Núcleos.
Conselho Geral do M!C aprova Plano de Actividades
[03-03-2007]
O Plano de Actividades e Orçamento para 2007 foram hoje aprovados pelo Conselho Geral do MIC, reunido em Lisboa sob a presidência de José Faria e Costa. O MIC propõe-se dinamizar pelo menos três grandes debates à escala nacional, com temas que envolvem as chamadas funções nucleares do Estado, a reconfiguração do Serviço Nacional de Saúde, a flexisegurança e a desertificação, que não é apenas do interior do país mas também dos centros históricos das cidades.
Foi também aprovado o regulamento dos núcleos, que inclui um conjunto de regras mínimas para a constituição de núcleos de base territorial ou temática. O primeiro passo para formar um núcleo do MIC deve ser constituir uma Comissão Instaladora e procurar agregar os membros do MIC da mesma área geográfica ou temática. A criação de núcleos é articulada pela Comissão Coordenadora e ratificada pelo Conselho Geral.
No final da reunião foi aprovado o comunicado que se edita ao lado.
O Plano de Actividades e Orçamento para 2007 foram hoje aprovados pelo Conselho Geral do MIC, reunido em Lisboa sob a presidência de José Faria e Costa. O MIC propõe-se dinamizar pelo menos três grandes debates à escala nacional, com temas que envolvem as chamadas funções nucleares do Estado, a reconfiguração do Serviço Nacional de Saúde, a flexisegurança e a desertificação, que não é apenas do interior do país mas também dos centros históricos das cidades.
Foi também aprovado o regulamento dos núcleos, que inclui um conjunto de regras mínimas para a constituição de núcleos de base territorial ou temática. O primeiro passo para formar um núcleo do MIC deve ser constituir uma Comissão Instaladora e procurar agregar os membros do MIC da mesma área geográfica ou temática. A criação de núcleos é articulada pela Comissão Coordenadora e ratificada pelo Conselho Geral.
No final da reunião foi aprovado o comunicado que se edita ao lado.
03 março 2007
Comissão Parlamentar convidada a viajar entre Porto e Viana pela EN-13
Rádio Alto Minho
[03/03/07]
Os membros da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações vão ser convidados para uma viagem entre o Porto e Viana do Castelo, pela EN- 13, para perceberem que «não é possível» portajar a A-28.
O convite foi aprovado, quarta-feira à noite, por unanimidade, pela Assembleia Municipal (AM) de Viana do Castelo, que com essa iniciativa pretende mostrar que não é possível portajar aquele troço da A-28, por falta de alternativa.
A proposta foi apresentada pelo líder da bancada socialista na AM de Viana do Castelo, Carlos Resende, e o convite marcado para 12 de Março, dia em que a Comissão Parlamentar das Obras Públicas vai às pontes de Fão, em Esposende, e de Viana do Castelo, ambas fechadas ao trânsito rodoviário para trabalhos de recuperação.
[03/03/07]
Os membros da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações vão ser convidados para uma viagem entre o Porto e Viana do Castelo, pela EN- 13, para perceberem que «não é possível» portajar a A-28.
O convite foi aprovado, quarta-feira à noite, por unanimidade, pela Assembleia Municipal (AM) de Viana do Castelo, que com essa iniciativa pretende mostrar que não é possível portajar aquele troço da A-28, por falta de alternativa.
A proposta foi apresentada pelo líder da bancada socialista na AM de Viana do Castelo, Carlos Resende, e o convite marcado para 12 de Março, dia em que a Comissão Parlamentar das Obras Públicas vai às pontes de Fão, em Esposende, e de Viana do Castelo, ambas fechadas ao trânsito rodoviário para trabalhos de recuperação.
02 março 2007
O Programa Operacional Sociedade do Conhecimento acaba de aprovar o Valimar Net
Rádio Alto Minho
02/03/07
O projecto que pretende ligar em banda larga os seus municípios de Viana, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Caminha e Esposende vai agora ser submetido à apreciação da unidade de gestão.
Orçado em cerca de 10 milhões de euros, o Valimar Net vai permitir desenvolver uma rede regional de fibra óptica com mais de 126 quilómetros de extensão que interligará todos os seis municípios e vai criar anéis de fibra óptica nos seis centros urbanos.
Depois do Valimar Digital, o Valimar Net elaborado numa parceira com oIPVC, vai segundo Paulo Queirós, colocar os municípios da comunidade urbana entre os mais desenvolvidos do país no que toca às novas tecnologias da informação.
Até finais do próximo ano já deverá estar instalada e a funcionar a rede regional de fibra óptica que vai ligar em banda larga, um projecto da comunidade urbana que resulta de uma parceria com o IPVC.
02/03/07
O projecto que pretende ligar em banda larga os seus municípios de Viana, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Caminha e Esposende vai agora ser submetido à apreciação da unidade de gestão.
Orçado em cerca de 10 milhões de euros, o Valimar Net vai permitir desenvolver uma rede regional de fibra óptica com mais de 126 quilómetros de extensão que interligará todos os seis municípios e vai criar anéis de fibra óptica nos seis centros urbanos.
Depois do Valimar Digital, o Valimar Net elaborado numa parceira com oIPVC, vai segundo Paulo Queirós, colocar os municípios da comunidade urbana entre os mais desenvolvidos do país no que toca às novas tecnologias da informação.
Até finais do próximo ano já deverá estar instalada e a funcionar a rede regional de fibra óptica que vai ligar em banda larga, um projecto da comunidade urbana que resulta de uma parceria com o IPVC.
01 março 2007
Las ventas consolidadas de Europac alcanza los 343,3 millones de euros en 2006 [Grupo Portucel]
Bolsamania.com/BMS
01/03/2007
El Grupo Europac incrementó su resultado recurrente de explotación un 53,2% en 2006, hasta los 34,7 millones de euros. El EBIT consolidado alcanzó los 28,9 millones, un 32,4% más que en 2005, afectado por partidas no recurrentes causadas principalmente por indemnizaciones de personal, mientras que las ventas consolidadas se situaron en los 343,3 millones, lo que representa un incremento del 20,6% respecto al año anterior.
Los ingresos de la división energía ascendieron a 31,3 millones de euros, un 53,5% más que en 2006, gracias, entre otras operaciones, a la puesta en marcha de una turbina de generación de 30MW y una caldera de biomasa en Viana do Castelo (Portugal).
Las buenas previsiones económicas, la tendencia al alza en los precios y los bajos niveles de inventarios de papel hacen prever que el entorno siga siendo favorable durante 2007.
01/03/2007
El Grupo Europac incrementó su resultado recurrente de explotación un 53,2% en 2006, hasta los 34,7 millones de euros. El EBIT consolidado alcanzó los 28,9 millones, un 32,4% más que en 2005, afectado por partidas no recurrentes causadas principalmente por indemnizaciones de personal, mientras que las ventas consolidadas se situaron en los 343,3 millones, lo que representa un incremento del 20,6% respecto al año anterior.
Los ingresos de la división energía ascendieron a 31,3 millones de euros, un 53,5% más que en 2006, gracias, entre otras operaciones, a la puesta en marcha de una turbina de generación de 30MW y una caldera de biomasa en Viana do Castelo (Portugal).
Las buenas previsiones económicas, la tendencia al alza en los precios y los bajos niveles de inventarios de papel hacen prever que el entorno siga siendo favorable durante 2007.
Linha Azul para recolha de vidro e cartão em toda a cidade
Rádio Alto Minho
01/03/07
A Linha Azul 808 200 282 dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, para a recolha gratuita de cartão e vidro no Centro Histórico da cidade vai ser alargada a toda a extensão das freguesias de Santa Maria Maior e Monserrate.
Esta medida facilita ao Comércio, Serviços e Restaurantes locais a deposição dos resíduos sendo para isso suficiente, ligar o número.
A Linha Azul, para este efeito, é complementar aos ecopontos da responsabilidade da Resulima que recolheu no ano passado 1038 toneladas de papel/cartão, 1473 toneladas de vidro e 339 toneladas de embalagens.
01/03/07
A Linha Azul 808 200 282 dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, para a recolha gratuita de cartão e vidro no Centro Histórico da cidade vai ser alargada a toda a extensão das freguesias de Santa Maria Maior e Monserrate.
Esta medida facilita ao Comércio, Serviços e Restaurantes locais a deposição dos resíduos sendo para isso suficiente, ligar o número.
A Linha Azul, para este efeito, é complementar aos ecopontos da responsabilidade da Resulima que recolheu no ano passado 1038 toneladas de papel/cartão, 1473 toneladas de vidro e 339 toneladas de embalagens.
Subscrever:
Mensagens (Atom)